sicnot

Perfil

Mundo

Cantor britânico ficou 14 anos sem lavar o cabelo

O músico britânico e antigo elemento da boys-band Take That, Gary Barlow, revelou no Twitter que tinha lavado o cabelo pela primeira vez em 14 anos. Uma publicação que gerou polémica e lançou um novo tópico de discussão: haverá ou não benefícios para o cabelo ao não o lavar?

Na conta que tem na rede social Twitter, Gary Barlow falou num "dia muito importante", em que lavou o cabelo "pela primeira vez em 14 anos!".

Gary Barlow durante um concerto em 2014

Gary Barlow durante um concerto em 2014

© POOL New / Reuters

2005, dois anos depois do músico ter deixado de lavar o cabelo.

2005, dois anos depois do músico ter deixado de lavar o cabelo.

© STR New / Reuters

2010

2010

© Phil Noble / Reuters

CONTRA O USO DE SHAMPÔ

A primeira história em defesa desta teoria chega de Inglaterra e foi contada à BBC por Patrick Graham, que deixou de usar shampô há 25 anos, quando ouviu que o cabelo se poderia manter limpo e saudável por si mesmo.

O homem, de 60 anos, explica que "tinha problemas com a caspa" e não se conseguia "livrar dela". "Assim que parei, o meu cabelo ficou pior durante cerca de duas semanas, mas pouco depois comecei a sentir-me limpo e já não tenho caspa há 25 anos. O meu cabelo não cheira mal, está limpo.", conta.

Uma outra história de abandono dos shampôs é contada pela blogger britânica Kayleigh Thomas, que deixou de o usar em março de 2015, depois de ver na rede social Snapchat a história de uma mulher que já não o fazia há dois anos.

"O meu cabelo está agora mais maleável e não sinto que o tenha de alisar ou encaracolar com recurso a placas, o que me poupa bastante tempo de manhã", conta a jovem de 28 anos, de Milton Keynes.

(Instagram)

(Instagram)

Outras figuras públicas também já admitiram ter deixado de usar quaisquer produtos para o cabelo. São os casos do jornalista escocês Andrew Marr e do político Matthew Parris.

© POOL New / Reuters

(Facebook)

(Facebook)

EM DEFESA DO USO DO SHAMPÔ

O outro lado da moeda é dado por Mark Coray, antigo presidente da Federação Britânica de Cabeleireiros e proprietário de um salão em Cardiff, que defende que não há quaisquer benefícios em não lavar o cabelo.

(Facebook)

(Facebook)

"O shampô não é abrasivo nem danifica o couro cabeludo. Os ingredientes ajudam o cabelo a tornar-se mais lustroso. Pode haver mais presença de óleo no cabelo, o que o torna mais brilhante e mais fácil de dominar, mas não se vai manter limpo por si mesmo", explica Coray.

Diferentes teorias para diferentes práticas, numa discussão que promete continuar a gerar controvérsia entre os defensores de ambos os lados.

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11