sicnot

Perfil

Mundo

Congressistas pedem a Trump que retire decreto sobre imigrantes

Mais de 100 congressistas democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos instaram esta quinta-feira ao Presidente, Donald Trump, para retirar "imediatamente" o decreto que suspende temporariamente a entrada no país de refugiados e cidadãos de sete países.

Os congressistas fizeram a petição numa carta dirigida ao secretário da Segurança Nacional, John Kelly.

"Esperemos que peça ao Presidente para retirar imediatamente a sua ordem executiva, que criou um profundo caos e medo entre os refugiados e imigrantes que foram admitidos nos Estados Unidos, assim como nas suas famílias", afirmam os congressistas na carta.

Na carta, os congressistas salientam que os Estados Unidos são um país de imigrantes e refúgio de pessoas perseguidas de todo o mundo."Esta ação é contrária ao que somos como nação", acrescentam.

Os congressistas pedem também informações "urgentes" de todos os detalhes da ordem executiva de Donald Trump, porque dela depende a "vida e o bem-estar de muitas pessoas e alianças com governos estrangeiros para combater o terrorismo".

A ordem de Donald Trump suspende durante 120 dias o programa de acolhimento de refugiados dos Estados Unidos e para durante 90 dias a emissão de vistos a cidadãos de sete países, nomeadamente Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irão e Iémen.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22