sicnot

Perfil

Mundo

Congressistas pedem a Trump que retire decreto sobre imigrantes

Mais de 100 congressistas democratas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos instaram esta quinta-feira ao Presidente, Donald Trump, para retirar "imediatamente" o decreto que suspende temporariamente a entrada no país de refugiados e cidadãos de sete países.

Os congressistas fizeram a petição numa carta dirigida ao secretário da Segurança Nacional, John Kelly.

"Esperemos que peça ao Presidente para retirar imediatamente a sua ordem executiva, que criou um profundo caos e medo entre os refugiados e imigrantes que foram admitidos nos Estados Unidos, assim como nas suas famílias", afirmam os congressistas na carta.

Na carta, os congressistas salientam que os Estados Unidos são um país de imigrantes e refúgio de pessoas perseguidas de todo o mundo."Esta ação é contrária ao que somos como nação", acrescentam.

Os congressistas pedem também informações "urgentes" de todos os detalhes da ordem executiva de Donald Trump, porque dela depende a "vida e o bem-estar de muitas pessoas e alianças com governos estrangeiros para combater o terrorismo".

A ordem de Donald Trump suspende durante 120 dias o programa de acolhimento de refugiados dos Estados Unidos e para durante 90 dias a emissão de vistos a cidadãos de sete países, nomeadamente Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irão e Iémen.

Lusa

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05