sicnot

Perfil

Mundo

Palestina exige pedido de desculpa de Guterres

© Tiksa Negeri / Reuters

As autoridades palestinianas exigem um pedido de desculpa de António Guterres. O secretário geral da ONU provocou um incidente diplomático ao dizer que na origem do Monte do Templo, ou Nobre Santuário, esteve um templo judeu.

Na verdade, as palavras de Guterres estão rigorosamente certas pois foi aí que foi erguido o Templo de Salomão e é aí que se situa o Muro das Lamentações. No entanto, o local é um dos mais disputados em Jerusalém.

Para a autoridade palestiniana o secretário geral das Nações Unidas negligenciou as resoluções da UNESCO que dizem claramente que a Mesquita Al-Aqsa é uma herança islâmica.

Um conselheiro do pPesidente Mahmoud Abbas acrescenta que as declarações de Guterres são um golpe na credibilidade da ONU.

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.