sicnot

Perfil

Mundo

Palestina exige pedido de desculpa de Guterres

© Tiksa Negeri / Reuters

As autoridades palestinianas exigem um pedido de desculpa de António Guterres. O secretário geral da ONU provocou um incidente diplomático ao dizer que na origem do Monte do Templo, ou Nobre Santuário, esteve um templo judeu.

Na verdade, as palavras de Guterres estão rigorosamente certas pois foi aí que foi erguido o Templo de Salomão e é aí que se situa o Muro das Lamentações. No entanto, o local é um dos mais disputados em Jerusalém.

Para a autoridade palestiniana o secretário geral das Nações Unidas negligenciou as resoluções da UNESCO que dizem claramente que a Mesquita Al-Aqsa é uma herança islâmica.

Um conselheiro do pPesidente Mahmoud Abbas acrescenta que as declarações de Guterres são um golpe na credibilidade da ONU.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.