sicnot

Perfil

Mundo

Palestina exige pedido de desculpa de Guterres

© Tiksa Negeri / Reuters

As autoridades palestinianas exigem um pedido de desculpa de António Guterres. O secretário geral da ONU provocou um incidente diplomático ao dizer que na origem do Monte do Templo, ou Nobre Santuário, esteve um templo judeu.

Na verdade, as palavras de Guterres estão rigorosamente certas pois foi aí que foi erguido o Templo de Salomão e é aí que se situa o Muro das Lamentações. No entanto, o local é um dos mais disputados em Jerusalém.

Para a autoridade palestiniana o secretário geral das Nações Unidas negligenciou as resoluções da UNESCO que dizem claramente que a Mesquita Al-Aqsa é uma herança islâmica.

Um conselheiro do pPesidente Mahmoud Abbas acrescenta que as declarações de Guterres são um golpe na credibilidade da ONU.

  • Alemães protestam contra a Extrema-Direita
    0:39
  • Incêndio urbano em Coimbra deixa cinco pessoas desalojadas

    País

    Um incêndio numa habitação na cidade de Coimbra deixou este domingo cinco pessoas desalojadas, disse à agência Lusa fonte dos Bombeiros Sapadores. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra adiantou que o fogo destruiu uma parte substancial de um edifício de três andares em frente à sede da Associação Académica de Coimbra, na rua Padre António Vieira.