sicnot

Perfil

Mundo

Palestina exige pedido de desculpa de Guterres

© Tiksa Negeri / Reuters

As autoridades palestinianas exigem um pedido de desculpa de António Guterres. O secretário geral da ONU provocou um incidente diplomático ao dizer que na origem do Monte do Templo, ou Nobre Santuário, esteve um templo judeu.

Na verdade, as palavras de Guterres estão rigorosamente certas pois foi aí que foi erguido o Templo de Salomão e é aí que se situa o Muro das Lamentações. No entanto, o local é um dos mais disputados em Jerusalém.

Para a autoridade palestiniana o secretário geral das Nações Unidas negligenciou as resoluções da UNESCO que dizem claramente que a Mesquita Al-Aqsa é uma herança islâmica.

Um conselheiro do pPesidente Mahmoud Abbas acrescenta que as declarações de Guterres são um golpe na credibilidade da ONU.

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26