sicnot

Perfil

Mundo

Chefes das diplomacias da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas

EPA

Os chefes das diplomacias dos 28 reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para debater a situação na Ucrânia, Líbia, Egito e o Processo de Paz no Médio Oriente. Portugal está representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A reunião será presidida pela Alta Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, que nas suas notas introdutórias abordará as prioridades da UE nos vários fóruns internacionais de Direitos Humanos durante o ano de 2017; o Diálogo entre Belgrado e Pristina; a situação na Síria; e o Azerbaijão, no âmbito da visita que o Presidente azeri realiza esta segunda-feira a Bruxelas.

De manhã, o Conselho manterá um debate sobre a Ucrânia, em que avaliará os progressos da agenda de reformas e fixará os objetivos da UE para o seu relacionamento com o país em 2017, incluindo o apoio ao Processo de Normandia.

Seguir-se-á uma troca de impressões sobre a situação na Líbia, também no âmbito da sua ligação à temática das migrações.

Ao almoço, os ministros debruçar-se-ão sobre a situação no Egito, com especial destaque para as reformas em curso e a cooperação nos domínios do combate ao terrorismo e das migrações.

À tarde, os ministros debaterão o Processo de Paz no Médio Oriente, no seguimento da Conferência de Paris e da anterior reunião do Conselho, em janeiro.

Lusa

  • Manchester canta "Don't Look Back in Anger" dos Oasis
    1:11

    Ataque em Manchester

    O Reino Unido cumpriu esta manhã, às 11:00, um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque de segunda-feira em Manchester. Nesta cidade britânica, uma mulher começou a cantar a canção dos Oasis "Don't Look Back in Anger" e a multidão logo se juntou, num momento tocante.

  • Mesquita é demasiado pequena para a quantidade de fiéis que há em Lisboa
    1:16
  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Hoje é o dia internacional da criança desaparecida
    1:52

    País

    Assinala-se esta quinta-feira o dia internacional da criança desaparecida, numa altura em que foi conhecido um dado preocupante: há cada vez mais raptos parentais. O Instituto de Apoio à Criança recebe, por dia, 10 pedidos de ajuda.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00