sicnot

Perfil

Mundo

Chefes das diplomacias da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas

EPA

Os chefes das diplomacias dos 28 reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para debater a situação na Ucrânia, Líbia, Egito e o Processo de Paz no Médio Oriente. Portugal está representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

A reunião será presidida pela Alta Representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini, que nas suas notas introdutórias abordará as prioridades da UE nos vários fóruns internacionais de Direitos Humanos durante o ano de 2017; o Diálogo entre Belgrado e Pristina; a situação na Síria; e o Azerbaijão, no âmbito da visita que o Presidente azeri realiza esta segunda-feira a Bruxelas.

De manhã, o Conselho manterá um debate sobre a Ucrânia, em que avaliará os progressos da agenda de reformas e fixará os objetivos da UE para o seu relacionamento com o país em 2017, incluindo o apoio ao Processo de Normandia.

Seguir-se-á uma troca de impressões sobre a situação na Líbia, também no âmbito da sua ligação à temática das migrações.

Ao almoço, os ministros debruçar-se-ão sobre a situação no Egito, com especial destaque para as reformas em curso e a cooperação nos domínios do combate ao terrorismo e das migrações.

À tarde, os ministros debaterão o Processo de Paz no Médio Oriente, no seguimento da Conferência de Paris e da anterior reunião do Conselho, em janeiro.

Lusa

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51