sicnot

Perfil

Mundo

Israel aprova lei que permite ao Estado apropriar-se de terras palestinianas

O parlamento israelita votou esta segunda-feira uma lei que vai permitir ao Estado apropriar-se de centenas de hectares de terras palestinianas na Cisjordânia ocupada, dando um novo golpe em qualquer perspetiva de paz.

A lei foi aprovada por 60 deputados e rejeitada por 52.A legislação legaliza no âmbito do direito israelita o roubo de terra aos palestinianos e constituirá mais um passo para a anexação de uma parte da Cisjordânia, segundo os críticos.

O líder da oposição do Partido Trabalhista, Isaac Herzog, qualificou a lei como um "ato desprezível", que vai "anexar milhões de palestinianos" e expor soldados e políticos israelitas a julgamentos nos tribunais criminais internacionais.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Ofir Akounis, do partido de direita, Likud, do primeiro-ministro do país, afirmou que "toda a terra de Israel pertence ao povo judeu". "Aquele direito é eterno e incontestável", vincou.

Desde 20 janeiro, quando Donald Trump assumiu a Presidência dos Estados Unidos, Israel fez cinco anúncios de colonização em mais de 6.000 novas unidades habitacionais na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, territórios palestinianos ocupados.

Grande parte da comunidade internacional refere-se aos colonatos como um obstáculo à paz entre israelita e palestinianos, em conflito há 70 anos.

O coordenador especial da ONU para a paz, Nikolay Mladenov, disse estar "preocupado" com a nova lei, que reduz "significativamente as perspetivas de paz".

Lusa

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.