sicnot

Perfil

Mundo

Turquia detém mais de 750 pessoas suspeitas de ligações ao Daesh

© Murad Sezer / Reuters

As forças de segurança turcas detiveram mais de 750 pessoas suspeitas de ligações ao grupo extremista Daesh na maior operação contra as atividades da organização na Turquia, de acordo com a agência turca de notícias, Anadolu.

Cerca de 450 suspeitos foram detidos na primeira fase da operação levada a cabo no domingo em todo o país, mas o número de pessoas presas subiu para as 763, ainda segundo a Anadolu, citada pela agência France-Presse.

A operação - que decorreu em 29 das 81 províncias turcas, onde foram apreendidos documentos, armas e munições - acontece cerca de um mês depois do atentado numa discoteca em Istambul em que 39 pessoas, na maioria estrangeiras, foram mortas por um elemento do Daesh na noite de passagem de ano.

O Daesh reclamou a autoria do ataque.

Apesar de o grupo ser acusado de vários atentados à bomba em 2016, esta foi a primeira vez que assumiu essa responsabilidade num massacre com esta dimensão.

A polícia turca executou numerosas operações contra o Daesh nos últimos anos, mas nunca nada semelhante à escala do raide contra suspeitos, levado a cabo em todo o país no passado domingo.

A Anadolu cita uma fonte da polícia segundo a qual o Daesh se preparava para uma lançar uma "ação sensacional", eventualmente contra meios de comunicação social turcos, para efeitos de propaganda.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.