sicnot

Perfil

Mundo

Mais de metade do tráfego na internet não tem origem em pessoas

© Pawel Kopczynski / Reuters

De acordo com um novo estudo, os responsáveis pela maior parte do tráfego na internet não são humanos, mas sim bots - software automatizado que serve para completar e simplificar tarefas que os humanos também consigam fazer. Melhorar resultados das pesquisas ou até publicar nas redes sociais são apenas alguns dos exemplos. Mas também há os maus.

O estudo, citado pela publicação The Next Web e feito pela empresa de segurança Imperva Incapsula, revelou que apenas 48.2% do tráfego na internet é humano.

Lazaro Gamio / Axios

Depois de analisarem mais de 100 mil domínios e 16 mil milhões de visitas, a conclusão a que chegaram foi a de que os bots ultrapassam os humanos.

A má notícia é que os bots "maus" superam os "bons". Enquanto certos bots são criados para monitorizar e melhorar a internet, os maus exemplos também existem. Como por exemplo software que permite roubar informações, espalhar spam ou entupir um site com tráfego.

De acordo com este estudo, quase 30% do tráfego da internet é proveniente de bots "maus". "A estatística mais alarmante deste estudo (...) é que nos últimos cinco anos, a cada três visitantes de um website, um era um bot 'mau'", explicou Igal Zeifman, o diretor de marketing da Imperva.

Ainda que a maioria do tráfego da internet hoje já seja composta por bots, só em 2016 mais de 15 startups criaram projetos de financiamento, um pequeno vislumbre do que pode ser a realidade futura da internet.

  • DIRETO: Célula terrorista preparava grande atentado na Catalunha

    Ataque em Barcelona

    Uma das vítimas mortais do atentado em Barcelona era de Lisboa e há uma outra portuguesa, a sua neta, desaparecida. A polícia procura quatro jovens e há outras quatro detenções confirmadas. Os autores dos ataques na Catalunha, que mataram 14 pessoas e feriram 140, pertenciam ao mesmo grupo. Siga aqui as últimas informações, ao minuto.

    Em atualização

  • Vídeo mostra passagem da carrinha a alta velocidade nas Ramblas
    0:33
  • O momento em que os suspeitos foram abatidos em Cambrils
    2:35

    Ataque em Barcelona

    Em Cambrils, também na Catalunha, foram mortos cinco alegados terroristas que atropelaram várias pessoas, uma morreu e seis ficaram feridas, quando escapavam a uma perseguição policial, esta madrugada. As autoridades investigam uma eventual relação entre os dois atentados. Nota: chamamos à atenção para a violência das imagens, que podem chocar os espetadores mais sensíveis.

  • Nível de ameaça terrorista em Portugal continua moderado
    1:31

    Ataque em Barcelona

    O primeiro-ministro garantiu hoje que, para já, o nível de ameaça terrorista em Portugal não vai ser alterado (o nível está no 4 em 5). Já o Presidente da República disse que não há tolerância possível e garante que há medidas preparadas caso o mesmo cenário venha a acontecer em Portugal.

  • Vento e calor provocam reacendimentos em Mação
    1:55

    País

    As temperaturas altas e o vento forte estão a provocar reacendimentos em Mação. No terreno mantêm-se cerca de 800 bombeiros, numa altura que que há receio que as chamas voltem a ficar ativas, como explica o repórter Rui Carlos Teixeira.