sicnot

Perfil

Mundo

Periferia de Paris regista distúrbios pela terceira noite consecutiva

© Gonzalo Fuentes / Reuters

A periferia norte de Paris registou esta terça-feira a terceira noite consecutiva de distúrbios, após a violenta detenção de um jovem em Aulnay-sous-Bois, na quinta-feira, que levou um agente a ser acusado por violação e outros três por "violência voluntária".

Pelo menos 26 pessoas foram detidas durante a noite e cinco veículos foram incendiados, assim como alguns caixotes de lixo.Houve também tentativas de incendiar dois restaurantes que, apesar da intervenção dos bombeiros, ficaram danificados, disseram à EFE fontes policiais.

A detenção que motivou os protestos ocorreu na quinta-feira à tarde."Os polícias chegaram e disseram: Todos contra a parede", explicou o detido, Théo, um jovem negro de 22 anos à cadeia "BFMTV", contando que acabara de se cruzar com conhecidos do bairro.

Segundo contou, os agentes bateram-lhe de imediato e um deles introduziu-lhe no ânus um bastão extensível, que lhe provocou um rasgão, pelo que teve de ser operado.

O Ministério do Interior anunciou no domingo a suspensão dos quatro agentes. A procuradoria, indicam os media franceses, indicou que os agentes tentavam recolher a identidade de uma dezena de suspeitos de vigiar pontos de venda de droga nessa localidade da periferia da capital francesa.

Durante a operação, segundo versão das autoridades, tentaram deter o jovem e usaram gás lacrimogéneo e "um bastão extensível" porque ele resistiu.

Os protestos começaram no sábado e fazem lembrar a onda de violência que ocorreu no outono de 2005 em dezenas de bairros da cidade, pouco depois de o então ministro do Interior Nicolas Sarkozy prometer limpar essas zonas "com uma mangueira de alta pressão", acabar com "a escumalha" e curar "a gangrena" com uma atuação policial "de tolerância zero".

Lusa

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11