sicnot

Perfil

Mundo

Trump acusa imprensa de ignorar ataques terroristas na Europa

© Kevin Lamarque / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos lançou esta segunda-feira mais uma acusação sobre os média. Donald Trump considera que os meios de comunicação social estão a ignorar deliberadamente ataques terroristas na Europa.

"Chegámos a um ponto que não estão sequer a ser noticiados. E em muitos casos a imprensa muito, muito desonesta, não quer noticiá-los. Eles têm as suas razões e vocês sabem bem quais são", afirmou Trump, numa declaração proferida no comando central militar dos EUA em Tampa, Florida.

As declarações do Presidente norte-americano surgem poucos dias depois da assessora da Casa Branca Kellyanne Conway ter também acusado a comunicação social de ignorar alguns assuntos durante a Administração de Barack Obama.

Trump afirmou que o Daesh está "envolvido numa campanha de genocídio pelo mundo", considerando que os terroristas radicais islâmicos estão decididos a atingir os EUA e que o mesmo já acontece na Europa.

Na acusação que proferiu contra os media, o Presidente dos EUA deu como exemplo um alegado atentado em Bowling Green, Kentucky, que não teria sido noticiado, mas que na realidade nunca existiu.

Questionado sobre a acusação de Trump, o porta-voz da casa Branca, Sean Pence, disse que mais tarde iria fornecer "uma lista" e garantiu que há "muitos exemplos" de meios de comunicação social que não fizeram "a cobertura adequada".

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.