sicnot

Perfil

Mundo

Câmara dos Comuns britânica autoriza Governo a negociar saída da UE

A Câmara dos Comuns do Reino Unido autorizou hoje o Governo a iniciar as conversações para a saída da União Europeia (UE), apesar do receio dos deputados da oposição que o faça de forma rudimentar.

A autorização foi dada por 494 deputados, contra 122, cuja votação foi mais um passo no caminho de saída dos britânicos do bloco europeu, o designado 'Brexit'.

Depois da aprovação de hoje, a proposta de lei vai seguir para a Câmara dos Lordes, que tem o poder de adiar, mas não invalidar, a legislação.

A votação realizou-se ao fim de três dias de debate, durante os quais os deputados pró-europeus tentaram fazer incluir disposições na proposta que garantisse ao parlamento um papel maior no processo de separação e estabelecesse limites à posição negocial do Governo com os outros 27 Estados europeus.

O Governo britânico quer fazer aprovar a legislação no parlamento até ao início de março e iniciar o processo negocial, que deve demorar dois anos, até 31 de março.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.