sicnot

Perfil

Mundo

Decreto anti-imigração de Trump continua suspenso

Protestos contra o decreto de Trump à porta do tribunal.

© Noah Berger / Reuters

O Tribunal da Relação de São Francisco remeteu para a semana uma decisão final sobre o decreto anti-imigração do Presidente dos EUA. Até lá, os cidadãos oriundos dos países "interditos" continuam a poder entrar no país.

Terminou sem decisão a sessão desta terça-feira do Tribunal da Relação sobre o veto migratório. Os três juízes responsáveis pelo caso ouviram os argumentos pró e contra a medida que Donald Trump quer aprovar, para decidir se levantam a providência cautelar ou se mantêm o decreto congelado, mas acabaram por remeter a decisão final para daqui a uma semana.

No centro da polémica está a medida adotada a 27 de janeiro, que determinou a suspensão durante 120 dias do programa de acolhimento de refugiados e travou durante outros 90 dias a emissão de vistos para cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irão e Iémen).

Um juiz federal de Seattle ordenou, porém, a suspensão temporária, a nível nacional, da ordem executiva e, no domingo, um tribunal de recurso rejeitou o pedido da administração de Donald Trump para restabelecer imediatamente a aplicação do controverso decreto, pelo que a suspensão do veto se mantém.

Qualquer que seja a decisão do tribunal, é quase certo que o assunto acabará a ser discutido no Supremo.

A sessão foi acompanhada online por milhares de pessoas no mundo inteiro. à porta do tribunal registaram-se alguns protestos contra as políticas de Donald Trump.

A sessão foi acompanhada online por milhares de pessoas no mundo inteiro. à porta do tribunal registaram-se alguns protestos contra as políticas de Donald Trump.

© Noah Berger / Reuters

Milhares de pessoas ouviram audiência

Na terça-feira, o Tribunal de Recurso do Nono Circuito dos Estados Unidos, com sede em São Francisco, transmitiu em direto o áudio dos argumentos expostos por parte dos advogados do estado norte-americano de Washington e do Departamento de Justiça de Trump durante a audiência, que durou pouco mais de uma hora, realizada através do telefone, um feito considerado raro.

Mas mais raro ainda foi o número de pessoas que decidiu ouvir em direto as intervenções. Só no YouTube mais de 136.000 pessoas acompanharam a transmissão do áudio em direto no seu "pico", mas o som também foi disponibilizado no Facebook e em portais na Internet e páginas de meios de comunicação social.

Neste sentido, não é possível apurar a audiência da audiência, ou seja, o universo total de ouvintes. A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) refere, com efeito, que terá ultrapassado a barreira de um milhão.

Com Lusa

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.