Decreto anti-imigração de Trump continua suspenso

Protestos contra o decreto de Trump à porta do tribunal.
© Noah Berger / Reuters
08.02.2017 07h12
O Tribunal da Relação de São Francisco remeteu para a semana uma decisão final sobre o decreto anti-imigração do Presidente dos EUA. Até lá, os cidadãos oriundos dos países "interditos" continuam a poder entrar no país.
Terminou sem decisão a sessão desta terça-feira do Tribunal da Relação sobre o veto migratório. Os três juízes responsáveis pelo caso ouviram os argumentos pró e contra a medida que Donald Trump quer aprovar, para decidir se levantam a providência cautelar ou se mantêm o decreto congelado, mas acabaram por remeter a decisão final para daqui a uma semana.
No centro da polémica está a medida adotada a 27 de janeiro, que determinou a suspensão durante 120 dias do programa de acolhimento de refugiados e travou durante outros 90 dias a emissão de vistos para cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irão e Iémen).
Um juiz federal de Seattle ordenou, porém, a suspensão temporária, a nível nacional, da ordem executiva e, no domingo, um tribunal de recurso rejeitou o pedido da administração de Donald Trump para restabelecer imediatamente a aplicação do controverso decreto, pelo que a suspensão do veto se mantém.
Qualquer que seja a decisão do tribunal, é quase certo que o assunto acabará a ser discutido no Supremo.

A sessão foi acompanhada online por milhares de pessoas no mundo inteiro. à porta do tribunal registaram-se alguns protestos contra as políticas de Donald Trump.
© Noah Berger / Reuters
Milhares de pessoas ouviram audiência
Na terça-feira, o Tribunal de Recurso do Nono Circuito dos Estados Unidos, com sede em São Francisco, transmitiu em direto o áudio dos argumentos expostos por parte dos advogados do estado norte-americano de Washington e do Departamento de Justiça de Trump durante a audiência, que durou pouco mais de uma hora, realizada através do telefone, um feito considerado raro.
Mas mais raro ainda foi o número de pessoas que decidiu ouvir em direto as intervenções. Só no YouTube mais de 136.000 pessoas acompanharam a transmissão do áudio em direto no seu "pico", mas o som também foi disponibilizado no Facebook e em portais na Internet e páginas de meios de comunicação social.
Neste sentido, não é possível apurar a audiência da audiência, ou seja, o universo total de ouvintes. A agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP) refere, com efeito, que terá ultrapassado a barreira de um milhão.
Com Lusa
Relacionados
- 0:39
"Trump gere o país como se de uma empresa se tratasse"
O comentador da SIC para assuntos internacionais, Miguel Monjardino, diz que Donald Trump gere o país como se de uma empresa se tratasse, razão pela qual reagiu tão mal à decisão da justiça em travar a ordem executiva anti-imigração.
-
Estudantes nova-iorquinos protestam contra as políticas de Trump
Centenas de estudantes nova-iorquinos saíram às ruas da cidade esta terça-feira para protestar contra as políticas de Donald Trump. Apesar da chuva e das aulas a que faltaram, estes estudantes reuniram-se na Foley Square, empunhando cartazes contra o Presidente dos Estados Unidos da América.
-
Regresso aos EUA de braços abertos
O regresso adiado pelo decreto anti-imigração de Donald Trump transformou para muitos o regresso aos Estados Unidos num momento de muita emoção.
- 0:27
Secretário da Segurança Interna diz que EUA não vão alargar restrições à imigração a mais países
O secretário da Segurança Interna dos Estados Unidos diz que não é expectável que as restrições à entrada de imigrantes no país sejam alargadas a mais países. A garantia foi dada por John Kelly quando confrontado com o facto de a admnistração Trump estar a pensar incluir mais 12 países. A lista definida pela ordem executiva de Trump deverá assim manter-se com sete países.
- 2:32
Empresas apresentam ação judicial contra decreto anti-imigração de Trump
Perto de uma centena de grandes empresas decidiram apresentar uma ação judicial contra o decreto anti-imigração de Donald Trump, que acreditam ser inconstitucional. No campo político também se ouvem vozes defender que as proibições de entrada comportam um risco acrescido para a segurança nacional.
-
Kanye West já não é amigo de Donald Trump
Depois de ter-se "alinhado" com Donald Trump em várias mensagens e manifestações de apoio, Kanye West voltou atrás e apagou todos os tweets da sua conta oficial, onde faz menção ao Presidente norte-americano.
Na Homepage
-
As primeiras fotos do bebé real
O filho de William e Kate nasceu esta segunda-feira e as primeiras imagens já começaram a surgir. Ainda sem nome, o recém-nascido foi mostrado ao mundo numa veste branca, à saída do Hospital St. Mary, em Londres, onde milhares de pessoas esperaram muitas horas para conhecer o mais recente membro da família real. Também os irmãos, George e Charlotte, estiveram na maternidade para conhecer o irmão mais novo.
- 2:25
Governo quer baixar o IRS dos arrendamentos a mais de 10 anos
O Governo propõe baixar de 28% para 14% o IRS dos arrendamentos para contratos a mais de 10 anos. Esta foi a principal medida de um novo pacote legislativo para a habitação, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro.
23.04.2018 às 20h23
-
FC Porto goleia Vitória de Setúbal
O FC Porto manteve a liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao golear em casa o Vitória de Setúbal, por 5-1, no jogo que encerrou a 31.ª jornada.
- 0:44
"A nossa lei tem demasiados buracos"
Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.
24.04.2018 às 0h09
- 2:05
Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.
23.04.2018 às 21h10
- 2:08
Polícia terá identificado suspeitos do envenenamento de ex-espião russo
A polícia britânica já terá identificado os suspeitos do alegado envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e da filha. O caso continua a levantar polémica. A agência Associated Press falou com dois dos cientistas que trabalharam no programa químico soviético.
23.04.2018 às 21h36
-
Australiano de 12 anos viaja sozinho para Bali sem os pais perceberem
Depois de uma discussão com os pais, um rapaz australiano de 12 anos decide ir a Bali sozinho e levar os cartões de crédito dos pais para ajudas de custo. A família só se apercebeu depois da escola ligar para casa a avisar que Drew, nome fictício, tinha faltado às aulas.
23.04.2018 às 20h23
-
Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral
Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.
23.04.2018 às 19h40
-
-
-
-
Equipas espanholas juntam-se às buscas por pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 21h08
-
-
-
Acusação pede prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista
O Ministério Público da Dinamarca pediu esta segunda-feira prisão perpétua para Peter Madsen, julgado por tortura, homicídio e profanação de cadáver da jornalista sueca Kim Wall, em agosto de 2017, a bordo do submarino que construiu.
23.04.2018 às 18h21
-
-
-
Polícia norte-americana detém suspeito do tiroteio em restaurante de Nashville
23.04.2018 às 20h51
-
Autoridades não deixaram eleitora recensear-se em Maputo por usar roupas curtas
23.04.2018 às 18h43
-
Clube de striptease aceita substituir cartaz à beira de autoestrada nos EUA
23.04.2018 às 18h51
-
-
Polícia interrompe velório para desbloquear telemóvel com o dedo do morto
As autoridades do estado norte-americano da Florida interromperam um velório para tentar desbloquear o telemóvel do morto, como parte da investigação. Linus Phillip foi mortalmente atingido por seis tiros disparados pela polícia, em março, depois de alegadamente ter fugido às autoridades.
23.04.2018 às 23h39
-
Itália concede nacionalidade a bebé britânico para continuar tratamentos em Roma
O Governo de Itália concedeu esta segunda-feira a nacionalidade ao bebé britânico Alfie Evans, com uma doença cerebral degenerativa, para que a criança, que a Justiça do Reino Unido pretende desligar do suporte artificial de vida, continue tratamentos em Roma.
23.04.2018 às 19h55
-
Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies
Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.
23.04.2018 às 20h45
-
Alterações climáticas podem tornar metade do sul europeu em área seca
As alterações climáticas podem levar ao aumento das regiões secas no sul da Europa, atingindo metade da área total, e o número de meses secos pode ultrapassar os sete por ano, em algumas zonas, conclui um estudo.
23.04.2018 às 18h03