sicnot

Perfil

Mundo

"Ela foi avisada. Foi-lhe dada uma explicação. Mesmo assim, ela persistiu"

Reuters

"Ela foi avisada. Foi-lhe dada uma explicação. Mesmo assim, ela persistiu". Foi esta a afirmação utilizada pelo líder da maioria republicana no Senado dos EUA para silenciar a democrata Elizabeth Warren a meio de um discurso na câmara alta. A declaração tornou-se agora o "grito de guerra" dos apoiantes da senadora nas redes sociais, que já criaram uma hashtag.

#ShePersisted difundiu-se rapidamente como um apelo à luta no Twitter.

Elizabeth Warren foi impedida de continuar a ler uma carta escrita há 30 anos pela mulher de Martin Luther King, na qual criticava Jeff Sessions, assegurando que o mesmo tinha usado o seu cargo de advogado no Alabama para "intimidar e assustar os eleitores negros de idade avançada".

"Eles podem calar-me, mas não podem mudar a verdade", declarou mais tarde a senadora à CNN.

Warren leu depois a carta na íntegra, e em LiveStreaming, no Facebook.

Mitch McConnell, líder da maioria republicana, alegou que o discurso de Warren punha em causa as regras do Senado, ao contestar a conduta de outro senador e acabou por levar a intervenção a votação, que silenciou a senadora.

A senadora está agora impedida de intervir em qualquer debate sobre a nomeação de Jeff Sessions para procurador-geral.

  • Senadora democrata silenciada por republicanos

    Mundo

    A senadora democrata Elizabeth Warren foi silenciada ontem por republicanos, durante um debate no Senado sobre a nomeação de Jeff Sessions para procurador-geral. Warren lia uma carta escrita há 30 anos pela viúva de Martin Luther King, quando foi acusada de quebrar as regras do Senado.

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.