sicnot

Perfil

Mundo

"Ela foi avisada. Foi-lhe dada uma explicação. Mesmo assim, ela persistiu"

Reuters

"Ela foi avisada. Foi-lhe dada uma explicação. Mesmo assim, ela persistiu". Foi esta a afirmação utilizada pelo líder da maioria republicana no Senado dos EUA para silenciar a democrata Elizabeth Warren a meio de um discurso na câmara alta. A declaração tornou-se agora o "grito de guerra" dos apoiantes da senadora nas redes sociais, que já criaram uma hashtag.

#ShePersisted difundiu-se rapidamente como um apelo à luta no Twitter.

Elizabeth Warren foi impedida de continuar a ler uma carta escrita há 30 anos pela mulher de Martin Luther King, na qual criticava Jeff Sessions, assegurando que o mesmo tinha usado o seu cargo de advogado no Alabama para "intimidar e assustar os eleitores negros de idade avançada".

"Eles podem calar-me, mas não podem mudar a verdade", declarou mais tarde a senadora à CNN.

Warren leu depois a carta na íntegra, e em LiveStreaming, no Facebook.

Mitch McConnell, líder da maioria republicana, alegou que o discurso de Warren punha em causa as regras do Senado, ao contestar a conduta de outro senador e acabou por levar a intervenção a votação, que silenciou a senadora.

A senadora está agora impedida de intervir em qualquer debate sobre a nomeação de Jeff Sessions para procurador-geral.

  • Senadora democrata silenciada por republicanos

    Mundo

    A senadora democrata Elizabeth Warren foi silenciada ontem por republicanos, durante um debate no Senado sobre a nomeação de Jeff Sessions para procurador-geral. Warren lia uma carta escrita há 30 anos pela viúva de Martin Luther King, quando foi acusada de quebrar as regras do Senado.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50