sicnot

Perfil

Mundo

Papa Francisco dá eco ao drama vivido pela minoria muçulmana rohingya na Birmânia

© Tony Gentile / Reuters

O Papa Francisco fez hoje eco do drama que sofrem os 'rohingya', membros da minoria muçulmana que vive no oeste da Birmânia, "perseguidos", "expulsos", "torturados e assassinados" por causa da fé, durante uma audiência celebrada no Vaticano.

Francisco invocou a santa Josefina Bakhita, uma religiosa sudanesa com nacionalidade italiana, que foi protetora dos "imigrantes, dos desterrados, dos explorados" e depois nomeou os "rohingya, expulsos de Myanmar [Notes:Birmânia] ", de acordo com a agência Efe.

"Vão de um sítio para o outro porque não os querem. São bons. Não são cristãos. São gente pacífica. São nossos irmãos e irmãs e desde há anos que sofrem, são torturados, assassinados, simplesmente por manterem a sua fé muçulmana", afirmou o papa.
Jorge Bergoglio pediu que a memória daquela santa ajude os jovens a "prestar atenção aos contemporâneos menos afortunados e que atravessam dificuldades".

O exemplo de Josefina Bakhita, que também foi uma vítima do tráfico de pessoas, serviu ao papa para recordar que hoje se celebra a Jornada de Oração e de Reflexão contra os maus tratos das pessoas, "que este ano é dedicada particularmente às crianças e adolescentes".

O Papa apelou ainda: "aqueles que tenham responsabilidades de governo combatam com decisão esta praga, dando voz aos irmãos mais pequenos, humilhados na sua dignidade".

  • Imagem de bebé rohingya morto num rio está a chocar o Mundo
    0:30

    Mundo

    Uma imagem captada em Myanmar, antiga Birmânia, está a chocar o Mundo. É a fotografia de uma criança que perdeu a vida durante a travessia de um rio para fugir do país. Mohammed Shohayet, de 16 meses, é uma das mais recentes vítimas da crise de refugiados rohingya. Uma das comunidades mais perseguidas do Mundo e que está a ser obrigada a abandonar o Bangladesh rumo a Myanmar. Durante a travessia, a mãe e o irmão mais velho da criança também morreram.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.