sicnot

Perfil

Mundo

Sexo, drogas e rock and roll ativam as mesmas substâncias químicas no cérebro

As sensações de prazer dadas pelo sexo, pelas drogas ou pela comida são reguladas pelas mesmas substâncias químicas que intervêm quando se ouve música, segundo um estudo publicado hoje na revista Nature.

"Esta é a primeira prova de que os opióides do cérebro estão diretamente ligados ao prazer musical", afirmou à agência Efe um dos autores do estudo, Daniel Levitin, da universidade canadiana McGill, de Montreal.

Os cientistas salientaram que certas atividades humanas, como beber álcool, ter relações sexuais ou jogar às cartas, entre muitas outras, podem também passar a ser dependências que estragam a vida e os relacionamentos, por isso consideram importante o estudo da neuroquímica do prazer.

Foi usada a naltrexona, um medicamento usado no tratamento de toxicodependentes, para bloquear os opióides do cérebro seletivamente e verificaram que os 17 participantes no estudo deixaram de sentir as sensações de prazer que lhes dão as suas canções preferidas.

"As impressões que partilharam connosco depois da experiência foram fascinantes", disse Levitin, considerando que as descobertas no estudo "revelam mais provas sobre a base biológica evolutiva da música" e do efeito que tem nos seres humanos, como a sua capacidade para afetar profundamente as emoções.

Um dos participantes no estudo, quando ouviu uma das suas canções preferidas sob o efeito da naltrexona, declarou: "Soa bem, mas não me diz nada".

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas. Num despacho enviado à companhia aérea que os transportou, tanto o jornalista como o repórter de imagem são considerados "inadmissíveis no território da Venezuela".

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25
  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.