sicnot

Perfil

Mundo

Canadiano desaparecido em 2012 encontrado na Amazónia

Um canadiano que estava desaparecido desde 2012 foi encontrado a vaguear pela Floresta Amazónica, no Brasil. Tinha como primeiro objetivo chegar a Buenos Aires, mas depois de lhe ter sido barrada a entrada numa biblioteca, mudou de ideias e seguiu para o Brasil, onde viveu uma autêntica aventura pela sobrevivência.

Anton Pilipa, um ativista anti-pobreza que sofre de esquizofrenia, deixou a cidade canadiana de Vancouver com a missão de chegar à Biblioteca Nacional de Buenos Aires, na Argentina.

Ao longo da viagem, atravessou dois continentes e pelo menos nove países. Tudo sem passaporte e com posses limitadas.

No entanto, quando chegou à biblioteca, foi-lhe recusada a entrada, visto que não tinha consigo nenhuma identificação. Foi nessa altura que decidiu alterar o rumo e o propósito da viagem e seguiu para as profundezas do Brasil.

Caminhou cerca de 800 quilómetros pela Floresta Amazónica, onde sobreviveu a cobras, jaguares, aranhas e outras espécies altamente perigosas. Alimentava-se do que encontrava em contentores do lixo.

A aventura, que se tornou num suplício pela sobrevivência, terminou quando um polícia o encontrou e conseguiu entrar em contacto com a família.

Anton e o irmão. (Facebook)

Anton e o irmão. (Facebook)

Facebook

"Fiquei abismado. Mentalizei-me de que ele estava morto, porque essa era a única explicação possível para uma ausência tão longa. Mas no fundo do meu coração, acreditava que poderia estar vivo.", explicou o irmão de Anton, em declarações ao Daily Mail.

Anton Pilipa já regressou ao Canadá, onde foi detido e enfrenta agora várias acusações judiciais.

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.