Desenvolvida análise matemática sobre a melhor forma de tratar tumores

© Fabian Bimmer / Reuters

Investigadores norte-americanos desenvolveram uma análise matemática para identificar os fatores que determinam a melhor abordagem para tratar um tumor, auxiliando a decisão de remover ou "conter" com tratamento medicamentoso.

"As pessoas morrem quando as suas infeções ou tumores se tornam resistentes a medicamentos", afirma um dos autores do estudo, acrescentando que os investigadores analisaram quando pode ser melhor usar drogas para conter em vez de eliminar o tumor.

Segundo os investigadores das universidades do Michigan e de Penn State, há situações nas quais a contenção através de medicamentos permite manter o doente vivo mais tempo, mas noutros casos significa piorar a situação.

Na investigação, publicada hoje na revista PLOS Biology, os peritos compararam duas estratégias de tratamento com o objetivo de maximizar a quantidade de tempo do doente até ao tratamento falhar devido ao desenvolvimento de resistência aos medicamentos.

Os investigadores concentraram-se em dois fatores principais que influenciam se uma infeção ou tumor vai desenvolver resistência aos medicamentos.

A primeira é a velocidade à qual as células, inicialmente sensíveis ao tratamento, se tornam resistentes.

O segundo fator, denominado como "supressão competitiva", está relacionado com o facto de a propagação da resistência, quando aparece, poder ser retardada com recurso a células sensíveis ao tratamento.

"A prática padrão tem sido tratar os tumores tão agressivamente quanto possível para minimizar o risco de as células se tornarem resistentes", afirmou Andrew Read, um dos autores do estudo.Mas esta análise mostra que, em muitas situações, conter o tumor pode aumentar o período até que o tratamento falhe.

Segundo os investigadores, é importante fazer uma análise em face de cada caso.

• Economia portuguesa a crescer
  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook

Autárquicas 2017

Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

• Embaixador do Bangladesh pede ajuda aos portugueses no caso dos rohingya

O embaixador do Bangladesh em Lisboa pediu esta sexta-feira aos portugueses que ajudem a resolver o problema dos rohingya. Desde o final de agosto, mais de 400 mil pessoas desta minoria muçulmana fugiram de Myanmar, a antiga Birmânia. O Bangladesh já tinha acolhido outros 400 mil refugiados e vê-se agora a braços com esta crise migratória. Pede por isso a Portugal que pressione Myanmar para aceitar de volta e em segurança os rohingya.