Desenvolvida análise matemática sobre a melhor forma de tratar tumores

© Fabian Bimmer / Reuters

Investigadores norte-americanos desenvolveram uma análise matemática para identificar os fatores que determinam a melhor abordagem para tratar um tumor, auxiliando a decisão de remover ou "conter" com tratamento medicamentoso.

"As pessoas morrem quando as suas infeções ou tumores se tornam resistentes a medicamentos", afirma um dos autores do estudo, acrescentando que os investigadores analisaram quando pode ser melhor usar drogas para conter em vez de eliminar o tumor.

Segundo os investigadores das universidades do Michigan e de Penn State, há situações nas quais a contenção através de medicamentos permite manter o doente vivo mais tempo, mas noutros casos significa piorar a situação.

Na investigação, publicada hoje na revista PLOS Biology, os peritos compararam duas estratégias de tratamento com o objetivo de maximizar a quantidade de tempo do doente até ao tratamento falhar devido ao desenvolvimento de resistência aos medicamentos.

Os investigadores concentraram-se em dois fatores principais que influenciam se uma infeção ou tumor vai desenvolver resistência aos medicamentos.

A primeira é a velocidade à qual as células, inicialmente sensíveis ao tratamento, se tornam resistentes.

O segundo fator, denominado como "supressão competitiva", está relacionado com o facto de a propagação da resistência, quando aparece, poder ser retardada com recurso a células sensíveis ao tratamento.

"A prática padrão tem sido tratar os tumores tão agressivamente quanto possível para minimizar o risco de as células se tornarem resistentes", afirmou Andrew Read, um dos autores do estudo.Mas esta análise mostra que, em muitas situações, conter o tumor pode aumentar o período até que o tratamento falhe.

Segundo os investigadores, é importante fazer uma análise em face de cada caso.

• "Só numa ditadura é possível tentar esconder o número de vítimas"

Tragédia em Pedrógão Grande

O primeiro-ministro diz que é "lamentável" a tentativa de aproveitamento político à volta dos incêndios. António Costa esteve esta quarta-feira à tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil e, no final do briefing, disse que é preciso confiança nas instituições do Estado. O primeiro-ministro deixou ainda muitas críticas à oposição no caso da lista de vítimas de Pedrógão Grande.

• Sociedade de Pneumologia recomenda cuidados com calor e incêndios

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou esta quarta-feira para os riscos respiratórios decorrentes dos incêndios e temperaturas elevadas, sobretudo para quem sofre de doenças crónicas, propondo medidas preventivas e recordando o aumento de mortalidade associado ao calor.

• E os 10 mais ricos de Portugal são...

A família Amorim lidera a lista dos mais ricos do país, com uma fortuna avaliada em 3840 milhões de euros. Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos com 2532 milhões de euros. A família Guimarães de Mello ainda entra para o top 3, com um valor de 1471 milhões de euros. A lista foi elaborada pela revista EXAME, que conclui que os ricos estão ainda mais ricos, pela quarta vez consecutiva.

Bárbara Ferreira

• "Estou grávida! Estou a morrer!"
  • Mulher vive sozinha numa ilha há 40 anos

Zoe Lucas é a única pessoa a viver numa ilha canadiana, no norte do Atlântico. Nas últimas quatro décadas, a mulher de 67 tem partilhado a ilha Sable com cerca de 400 cavalos selvagens e 350 espécies de pássaros.