sicnot

Perfil

Mundo

59 milhões de euros em cocaína dão à costa em Inglaterra

(Arquivo)

© / Reuters

Cocaína com o valor de mercado de 59 milhões de euros deu à costa em duas praias no leste de Inglaterra, anunciaram esta sexta-feira as autoridades britânicas encarregadas do combate ao crime organizado.

A droga -- 360 quilos -- encontrava-se dentro de sacos de viagem encontrados na quinta-feira em Hopton-on-Sea e hoje em Caister-on-Sea, aldeias de ambos os lados do grande porto de Great Yarmouth, em Norfolk, a 220 quilómetros a nordeste de Londres, indicou a Agência Nacional de Crime (NCA).

Um cidadão encontrou os sacos de viagem e alertou a polícia, que está agora à procura de outros que possam encontrar-se nas imediações.A polícia, a guarda fronteiriça e a guarda costeira estão a investigar como é que a droga foi dar àquelas praias, disse o investigador da NCA Matthew Rivers, em comunicado, acrescentando ser "extremamente improvável que fosse esse o seu destino".

"Esta é obviamente uma apreensão substancial de drogas de classe A, e a sua perda representa um grande prejuízo para as organizações criminosas envolvidas", observou Rivers.

No ano passado, dois traficantes de droga turcos foram detidos no Reino Unido, depois de terem sido apanhados com 3,2 toneladas de cocaína num barco no mar do Norte, em 2015, no âmbito de uma operação internacional.As drogas então apreendidas tinham um valor de mercado de cerca de 590 milhões de euros, pensando-se que essa terá sido a maior quantidade de cocaína alguma vez recuperada no mar na Europa.

Lusa

  • Tribunal de Contas apresentou reservas em relação ao SIRESP em 2006

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O Tribunal de Contas avisou em 2006 que o Estado poderia sair prejudicado nos moldes em que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) estava a ser desenhado. De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, terão sido a ausência de um concurso público, a falta de tempo para a apresentação de propostas e mexidas no caderno de encargos a motivar as reservas do tribunal.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29