sicnot

Perfil

Mundo

Ativista francês multado por acolher e ajudar migrantes ilegais

© Eric Gaillard / Reuters

Um ativista e agricultor francês foi condenado por ter ajudado migrantes a entrar em França. Cédric Herrou acolheu migrantes ilegais vindos de Itália nos últimos dois anos. O homem foi multado em 3 mil euros pelas autoridades.

Na sua casa nos Alpes franceses, Cedric acolheu ao longo dos últimos dois anos dezenas de refugiados. Só na última sexta-feira, as autoridades descobriram duas adolescentes provenientes do Sudão e da Eritreia na sua autocaravana.

Cedric Herrou admitiu ter ajudado pelo menos 60 migrantes ilegais, no que considera um "ato de humanidade" e não um crime.

Muitas das pessoas vão ter com Herrou a meio da noite, pedindo ajuda. Outras é o próprio que encontra em igrejas italianas e "transporta" para França.

O ativista foi multado em 3 mil euros mas poderia enfrentar uma pena que podia ir até aos cinco anos de prisão ou 30 mil euros.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52