sicnot

Perfil

Mundo

Nova ronda de negociações de paz prevista para a próxima semana em Astana

O Governo sírio e grupos rebeldes armados foram de novo convocados para negociações de paz nos dias 15 e 16 de fevereiro em Astana, anunciou este sábado o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão.

"Foi decidido manter as próximas negociações de alto nível para resolver a situação na Síria nos dias 15 e 16 de fevereiro", anunciou em comunicado o ministério.

O Governo sírio, representantes da oposição armada e o enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas), Staffan de Mistura, devem participar nas conversações, patrocinadas pela Rússia, Turquia e Irão.Segundo o ministério, esta ronda de negociações vai contar ainda com a participação de uma delegação jordana e de delegados norte-americanos, que estarão presentes como observadores.

O respeito pelo cessar-fogo e medidas de estabilização da situação em determinadas regiões sírias vão estar na agenda das negociações.

Estas negociações na capital do Cazaquistão seguem-se a uma primeira ronda de conversações que decorreu no mês passado e que terminou sem avanços significativos quanto à resolução de um conflito que já fez mais de 310 mil mortos desde que começou, em 2011.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.