sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 180 mil pessoas retiradas devido ao risco de colapso de uma barragem na Califórnia

© Handout . / Reuters

Mais de 180 mil pessoas foram retiradas das suas casas a norte da Califórnia, nos Estados Unidos, devido aos danos causados pelas fortes chuvas na barragem de Oroville. O nível das águas subiu drasticamente e a estrutura terá começado a ceder devido à força das correntes. Em 50 anos de existência, esta é a primeira vez que se regista uma situação de emergência na barragem de Oroville.

As autoridades emitiram um alerta, através das redes sociais, no domingo à tarde, a avisar a população residente na zona do Lago Oroville para deixarem as suas casas. "Não é um simulacro", sublinhou o xerife da região no comunicado divulgado através das redes sociais.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu também um aviso de inundação devido ao risco "potencial" colapso de uma seção da barragem, situada a cerca de 250 quilómetros a nordeste de São Francisco.

Os residentes nas localidades de Oroville, Palermo, Gridley, Thermalito, South Oroville, Oroville Dam, Oroville East e Wyandotte foram, assim, aconselhados a deixar as suas casas.

O diário Los Angeles Times informou que a causa do alerta foi a descoberta de uma fissura, com as autoridades a tentarem tapar o buraco com sacos de pedras e a tentarem reduzir o nível de água da barragem de Oroville para diminuir a pressão.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Cerca de uma centena de granadas e várias munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Porto Design Factory: um lava-louças com tecnologia ultrassom e muitas outras coisas
    1:45
  • Jovens participam na maior competição nacional de aplicações
    2:10

    País

    O presente e o futuro passam cada vez mais pelas novas tecnologias, sobretudo as aplicações. Alunos de cerca de 100 escolas estão a participar na terceira edição da Apps For Good, a maior competição nacional de aplicações desenvolvidas por jovens, que decorre em Matosinhos.

  • O iPhone faz 10 anos
    2:01