sicnot

Perfil

Mundo

Neurónios estão sempre a arranjar "planos B" para concretizar movimentos

(Arquivo)

Os neurónios que coordenam o movimento estão sempre a elaborar "planos B" e preparam os músculos para várias ações, mesmo antes de qualquer tomada de decisão, segundo um estudo de cientistas canadianos.

Seja a conduzir ou a escolher as compras no supermercado, o cérebro está sempre a dar ordens de movimento ao corpo e, a nível inconsciente, prepara os músculos para agir de várias maneiras, antecipando os cenários possíveis, de acordo com o estudo, publicado na publicação especializada Cell Reports.

Por exemplo, quando um jogador de futebol se dirige para a baliza, tem de evitar os defesas da outra equipa e achar o espaço certo para rematar e marcar golo.

Quando confrontado com duas aberturas possíveis, numa fração de segundo, a parte do cérebro que coordena o movimento dá ordem aos músculos para agirem das duas maneiras, de modo a que se uma não resultar, o jogador está pronto a seguir a segunda opção e rematar.

"Como os dois planos de ação já estão prontos, podemos mudar de um para outro, o que torna o tempo de reação mais rápido", afirmou Jason Gallivan, da Queen's University de Ontario, no Canadá.

Há muito tempo que os neurocientistas estudam o que é que se faz primeiro: decidir qual o alvo a atingir ou o plano para lá chegar. Seja no campo de futebol ou na vida quotidiana, as decisões sobre o movimento acontecem tão rapidamente que é difícil destrinçar.

Os cientistas canadianos concluíram que o cérebro está sempre a apreender o mundo como uma série de ações possíveis e objetos com os quais se pode interagir, arranjando constantemente planos alternativos para as várias possibilidades.

Lusa

  • PS e BE não propõem alívio da dívida à UE
    1:55

    Economia

    O PS e o Bloco de Esquerda querem mais 45 anos para pagar as dívidas à União europeia e juros mais baixos. As medidas fazem parte da proposta dos partidos para a redução da dívida pública. No relatório que será enviado ao Governo, não é pedido qualquer perdão de dívida, ao contrário do que os partidos mais à esquerda chegaram a defender.

  • Antigos ministros de Governos de Sócrates ouvidos pelo MP
    1:54

    Operação Marquês

    Quatro antigos ministros de Governos de José Sócrates foram ouvidos recentemente pelo Ministério Público (MP), no âmbito da Operação Marquês. Mário Lino, António Mendonça, Teixeira dos Santos e Luís Campos e Cunha foram ouvidos como testemunhas. Os investigadores chamaram os antigos governantes para esclarecer decisões relacionadas com a PT.

    Notícia SIC

  • Suspeito de atropelamento mortal diz que foi mero acidente 
    2:00
  • Confrontos na primeira greve geral no Brasil em 21 anos
    1:34
  • "Está na altura de pressionarmos a Coreia do Norte"
    0:45

    Mundo

    O secretário de estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou esta sexta-feira na ONU que a ameaça da Coreia do Norte é real e pediu que o conselho de segurança da ONU tome medidas antes que seja o regime de pyongyang a fazê-lo.

  • Menina que nasceu com três pernas já corre após a cirurgia

    Mundo

    Uma criança do Bangladesh que cresceu com três pernas vai regressar a casa, depois de uma viagem até à Austrália, onde foi operada para retirar o membro a mais. Como resultado de um gémeo que não se formou por completo, a criança de três anos nasceu com uma terceira perna na pélvis. Alguns meses após a cirurgia, feita em novembro, a menina já corre.