sicnot

Perfil

Mundo

Neurónios estão sempre a arranjar "planos B" para concretizar movimentos

(Arquivo)

Os neurónios que coordenam o movimento estão sempre a elaborar "planos B" e preparam os músculos para várias ações, mesmo antes de qualquer tomada de decisão, segundo um estudo de cientistas canadianos.

Seja a conduzir ou a escolher as compras no supermercado, o cérebro está sempre a dar ordens de movimento ao corpo e, a nível inconsciente, prepara os músculos para agir de várias maneiras, antecipando os cenários possíveis, de acordo com o estudo, publicado na publicação especializada Cell Reports.

Por exemplo, quando um jogador de futebol se dirige para a baliza, tem de evitar os defesas da outra equipa e achar o espaço certo para rematar e marcar golo.

Quando confrontado com duas aberturas possíveis, numa fração de segundo, a parte do cérebro que coordena o movimento dá ordem aos músculos para agirem das duas maneiras, de modo a que se uma não resultar, o jogador está pronto a seguir a segunda opção e rematar.

"Como os dois planos de ação já estão prontos, podemos mudar de um para outro, o que torna o tempo de reação mais rápido", afirmou Jason Gallivan, da Queen's University de Ontario, no Canadá.

Há muito tempo que os neurocientistas estudam o que é que se faz primeiro: decidir qual o alvo a atingir ou o plano para lá chegar. Seja no campo de futebol ou na vida quotidiana, as decisões sobre o movimento acontecem tão rapidamente que é difícil destrinçar.

Os cientistas canadianos concluíram que o cérebro está sempre a apreender o mundo como uma série de ações possíveis e objetos com os quais se pode interagir, arranjando constantemente planos alternativos para as várias possibilidades.

Lusa

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.