sicnot

Perfil

Mundo

Globo e Folha de S. Paulo obrigados a apagar notícias sobre mulher de Temer

Marcela Temer, 33 anos, primeira-dama do Brasil.

© Ueslei Marcelino / Reuters

Uma reportagem produzida pela Globo sobre uma troca de mensagens entre Marcela Temer, mullher do Presidente brasileiro e um hacker que tentava extorquir-lhe dinheiro, foi alvo de uma invulgar ação judicial. Em resposta a uma queixa do Palácio do Planalto, a Justiça proibiu a divulgação de qualquer conteúdo do telemóvel da primeira-dama. A decisão judicial foi ainda aplicada ao jornal Folha de S. Paulo que também publicou a notícia, na sexta-feira passada.

A deliberação do juiz Hilmar Castelo Branco Raposo foi assinada na sexta-feira, mas os departamentos jurídicos do Globo e do Folha de S. Paulo só foram oficialmente notificados na segunda-feira.

A troca de mensagens em questão faz parte de um processo contra o hacker Silvonei de Jesus Souza, condenado a 5 anos e 10 meses de prisão em outubro do ano passado por tentar coagir Marcela Temer, ao utilizar conteúdo roubado do telemóvel e de contas de e-mail da primeira-dama.

A ação judicial contra os dois jornais teve início na sexta-feira. O subsecretário de assuntos jurídicos da Presidência da República, Gustavo do Vale Rocha, apresentou a queixa, logo após o contacto da Globo e da Folha de S. Paulo que solicitaram uma reação por parte da Presidência sobre a reportagem.

O juiz Hilmar Castelo Branco Raposo sustenta que "a inviolabilidade da intimidade tem resguardo legal claro" e proíbe a divulgação de qualquer conteúdo do telemóvel de Marcela Temer. O conteúdo da reportagem original foi retirado do site esta segunda-feira, logo após o Globo ter sido judicialmente notificado.

Comunicação social denuncia caso de censura

O jornal Folha de S. Paulo avançou que o hacker alertou que, caso fosse divulgado, o material poderia prejudicar a reputação do Presidente - "jogando o nome dele na lama", pois mostraria que Temer ter-se-ia envolvido em conduta imprópria e, talvez, ilegal. O jornal também publicou diversas mensagens de WhatsApp enviadas pelo hacker.

O Presidente Temer e a mulher negaram que o material pirateado revele qualquer irregularidade.

De acordo com o The Intercept, publicação criada para defender e apoiar a liberdade de imprensa em todo o mundo, "o que torna esse episódio particularmente bizarro é que não havia informações sensíveis no material publicado" pelo jornal Folha de S. Paulo.

Embora possa haver indícios de que o hacker tenha obtido fotografias íntimas do telemóvel de Marcela, nada no artigo fazia referência a esse facto. Pelo contrário, tudo o que o jornal publicou e descreveu faz parte do processo público contra o hacker.

Na reportagem sobre a censura, o Folha de S. Paulo explica que qualquer advogado ou pessoa registada no site da Justiça poderia aceder ao material que o jornal foi ordenado a retirar do ar. O caso em questão e o material relacionado são considerados de pleno interesse público.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.