sicnot

Perfil

Mundo

Sobreviventes de cancro da mama desfilam na Semana da Moda em Nova Iorque

© Andrew Kelly / Reuters

Várias sobreviventes de cancro da mama desfilaram na Semana da Moda em Nova Iorque no domingo. Um evento de moda "alternativo" ao programa habitual, e que ajudou a angariar fundos para a causa.

Imaginado pela designer Dana Donofree, também ela uma sobrevivente, o "AnaOno Intimates" deu oportunidade às mulheres que sofreram ou ainda batalham contra o cancro da mamã de desfilar em roupa interior.

Mulheres de todos os tamanhos e com diferentes histórias de vida desfilaram pela passadeira da Semana da Moda, naquele que foi o primeiro desfile de sempre de mulheres com cancro da mama.

"Senti-me sexy, bonita e orgulhosa", explicou Paige Moore. A mulher de 24 anos submeteu-se a uma dupla mastectomia um mês antes do evento. "As minhas cicatrizes são sexy e fantásticas, e eu estou aqui, estou viva e sinto-me bem. É a única coisa que interessa", disse.

© Andrew Kelly / Reuters

Os investigadores dos EUA e do Reino Unido afirmam que uma em cada oito mulheres norte-americanas serão diagnosticadas com cancro da mama durante a sua vida. Uma previsão que assusta muitas mulheres e uma das razões pela qual Dana Donofree decidiu criar o evento. Para "desmistificar" a doença e as suas consequências, e devolver a autoestima a estas mulheres.

A designer, que também foi operada ao peito pelas mesmas razões, começou a desenhar roupa interior para as mulheres que se tinham submetido a mastectomias e cuja lingerie tradicional já não servia.

Os fundos angariados com o desfile vão ser doados à "Cancerland", uma instituição de apoio às mulheres que sofrem de cancro da mama.

© Andrew Kelly / Reuters

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.