sicnot

Perfil

Mundo

Cães imitam a personalidade dos donos

© Yuri Maltsev / Reuters

Os cães imitam a personalidade dos seus donos. A ideia foi comprovada cientificamente por um grupo de investigadores e publicada no jornal PLOS ONE. Uma equipa de investigadores na Áustria descobriu que os cães imitam a ansiedade e a negatividade dos donos. Assim como, os mais descontraídos e amigáveis podem passar estas qualidades aos humanos, ajudando desta maneira os seus donos a lidarem com o stress.

Mais de 100 cães e os seus donos foram submetidos a vários testes, incluindo a medição da frequência cardíaca e a resposta a ameaças. Para o estudo, foram ainda pedidas amostras de saliva, de modo a medir os níveis de cortisol, um dos indicadores de stress.

Os donos foram depois avaliados de acordo com cinco caracteristicas de personalidade: neurótico, extrovertido, aberto a experiências, afável e consciente. A personalidade dos animais foi ainda avaliada através de um questionário feito aos donos.

Iris Schoberl da Universidade de Viena deu uma entrevista à BBC, na qual explicou a sua investigação.

Durante o estudo, tanto os cães como os donos influenciaram os seus respetivos mecanismos de imitação. Contudo, o ser humano mostrou ser mais influente que o cão.

"Os nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e os seus donos são parceiros sociais, e influenciam-se um ao outro na maneira como lidam com o stresse", explicou a investigadora. Schoberl defende que os cães são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos e podem imitar as suas emoções.

Os resultados da investigação mostram que os cães conseguem captar as emoções das pessoas e ajustar o seu comportamento de acordo com essas mesmas.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.