sicnot

Perfil

Mundo

Cães imitam a personalidade dos donos

© Yuri Maltsev / Reuters

Os cães imitam a personalidade dos seus donos. A ideia foi comprovada cientificamente por um grupo de investigadores e publicada no jornal PLOS ONE. Uma equipa de investigadores na Áustria descobriu que os cães imitam a ansiedade e a negatividade dos donos. Assim como, os mais descontraídos e amigáveis podem passar estas qualidades aos humanos, ajudando desta maneira os seus donos a lidarem com o stress.

Mais de 100 cães e os seus donos foram submetidos a vários testes, incluindo a medição da frequência cardíaca e a resposta a ameaças. Para o estudo, foram ainda pedidas amostras de saliva, de modo a medir os níveis de cortisol, um dos indicadores de stress.

Os donos foram depois avaliados de acordo com cinco caracteristicas de personalidade: neurótico, extrovertido, aberto a experiências, afável e consciente. A personalidade dos animais foi ainda avaliada através de um questionário feito aos donos.

Iris Schoberl da Universidade de Viena deu uma entrevista à BBC, na qual explicou a sua investigação.

Durante o estudo, tanto os cães como os donos influenciaram os seus respetivos mecanismos de imitação. Contudo, o ser humano mostrou ser mais influente que o cão.

"Os nossos resultados comprovam aquilo que vemos na prática: os cães e os seus donos são parceiros sociais, e influenciam-se um ao outro na maneira como lidam com o stresse", explicou a investigadora. Schoberl defende que os cães são sensíveis aos estados emocionais dos seus donos e podem imitar as suas emoções.

Os resultados da investigação mostram que os cães conseguem captar as emoções das pessoas e ajustar o seu comportamento de acordo com essas mesmas.

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.