sicnot

Perfil

Mundo

Oposição síria a caminho de Astana para as conversações de paz

© Khalil Ashawi / Reuters

Uma delegação da oposição síria partiu esta quarta-feira para Astana para participar nas conversações de paz, adiadas por um dia, segundo fonte russa, porque os representantes da oposição e da Turquia não chegaram a tempo à capital do Cazaquistão.

"Estamos agora a caminho de Astana como delegação oficial da oposição", disse a porta-voz Yehya al-Aridi à agência France-Presse.

A delegação, da chamada Coligação Nacional, cuja base é em Istambul, vai reunir-se com representantes da Rússia, da Turquia e da ONU, acrescentou.

A delegação é dirigida por Mohammad Alloush, um dirigente do grupo rebelde Exército do Islão (Jaish al-Islam), e é "mais pequena" que a que participou na anterior ronda de conversações.

"Vamos lá por uma questão em particular, uma questão essencial: foi-nos prometido que vai haver uma confirmação do cessar-fogo", disse Aridi.

O cessar-fogo negociado pela Rússia e pela Turquia no final de dezembro tem sido violado um pouco por toda a Síria, com confrontos na cidade de Daraa (norte) e bombardeamentos nas províncias de Alepo e Hama.

A Rússia vai estar representada em Astana pelo enviado do presidente Alexander Lavrentiev e o Irão pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros Hossein Jaberi Ansari.

Os 'media' sírios noticiaram esta quarta-feira a chegada da delegação do regime a Astana e o enviado especial da ONU, Staffan de Mistura, indicou que não vai estar presente, mas será representado por uma "equipa técnica".

A segunda ronda de conversações de Astana devia começar esta quarta-feira, mas ao princípio da manhã o Ministério dos Negócios Estrangeiros cazaque anunciou o adiamento para quinta-feira.

Lusa

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.