sicnot

Perfil

Mundo

Tributar açúcar e gordura pode fazer aumentar esperança de vida em oito dias

© Cathal McNaughton / Reuters

Um novo estudo afirma que mais impostos sobre alimentos ricos em açúcar, sal e gorduras saturadas ajudaria a reduzir o problema da obesidade na Austrália e economizar milhões de dólares.

Os investigadores da Universidade de Melbourne reavivaram o debate sobre o chamado "imposto de gordura".

A medida economizaria mais de 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) em custos com assistência médica e aumentaria a esperança de vida dos australianos em cerca de oito dias.

"Pode não parecer muito, mas na verdade a maioria das intervenções de saúde não se aproxima desse tipo de ganho", disse o professor e co-autor do estudo Tony Blakely à SBS News.

Blakely afirmou que a medida não é uma "bala de prata" para combater a obesidade na Austrália, mas ajudaria a iniciar um processo de alimentação saudável.

O estudo mostra ainda que o imposto funcionaria melhor se acompanhado de subsídios para frutas e vegetais para diminuir a carga financeira nas famílias mais pobres.

O consumo, a longo prazo, de alimentos ou bebidas que ricos em gorduras saturadas, açúcar e sal tem uma ligação comprovada com complicações de saúde.

Os países escandinavos lideram desde há muito a cobrança de impostos sobre alimentos e bebidas não saudáveis. A Finlândia tem um imposto sobre doces, chocolate e gelado desde 2011. Muitos outros países como a Hungria, França, México e o Reino Unido seguiram o exemplo taxando refrigerantes, e a Índia nos hambúrgueres, pizzas e outras comidas menos saudáveis.

No entanto, a Dinamarca lançou um imposto sobre os alimentos ricos em gorduras saturadas, como manteiga e óleo, mais tarde vindo a aboli-lo, porque abaou a encorajar muitas pessoas a fazer compras fora do país.

  • Pinto da Costa internado após queda

    Desporto

    O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sofreu uma queda e foi internado de urgência no Hospital de São João. O acidente já foi confirmado pelo clube em comunicado.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11