sicnot

Perfil

Mundo

Atentado em Bagdade com carro armadilhado faz pelo menos 40 mortos

© Wissm Al-Okili / Reuters

Pelo menos 40 pessoas morreram e outras 61 ficaram feridas hoje num atentado com um carro armadilhado na zona sudeste da capital do Iraque, informou a polícia local.

Devido à grande dimensão da explosão, um responsável da polícia referiu que os serviços de emergência médica alertaram que o número de vítimas pode vir a aumentar.

O veículo explodiu dentro de um concessionário de automóveis no bairro de Bayaa e provocou danos materiais, tanto nos edifícios em redor como em vários carros.

Até ao momento, o ataque não foi reivindicado por nenhum grupo ou movimento.

A mesma fonte acrescentou que as forças de segurança iraquianas conseguiram hoje desativar explosivos que se encontravam num carro estacionado numa garagem no bairro de Sadr City, uma área bastante populosa de maioria xiita localizada na zona leste de Bagdade.

Na terça-feira, um outro veículo explodiu no bairro de Bayaa, provocando a morte de três pessoas e ferimentos em outras 10.

Este novo atentado acontece dois dias depois de milhares de pessoas se terem manifestado no centro de Bagdade por causa da morte de vários civis em confrontos com as forças de segurança iraquianas. No sábado passado, vários manifestantes, a maioria apoiante do movimento do líder radical xiita Moqtada al-Sadr, entraram em confronto com as forças policiais.

Desde o início do ano, Bagdade e outros locais no Iraque têm sido cenário frequente de vários atentados terroristas. Ao mesmo tempo, o exército iraquiano e outras forças combatem o grupo extremista Daesh em Mossul, no norte do país.

Lusa

  • Tribunal de Contas apresentou reservas em relação ao SIRESP em 2006

    Tragédia em Pedrógão Grande

    O Tribunal de Contas avisou em 2006 que o Estado poderia sair prejudicado nos moldes em que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) estava a ser desenhado. De acordo com a edição de hoje do Jornal de Notícias, terão sido a ausência de um concurso público, a falta de tempo para a apresentação de propostas e mexidas no caderno de encargos a motivar as reservas do tribunal.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Chef russo aconselha bife tártaro aos jogadores portugueses
    1:29
  • Bispo do Mali terá contas na Suíça com 12 M€
    1:49

    Mundo

    Há uma polémica a envolver um novo cardeal da Igreja católica. Um bispo do Mali, escolhido pelo Papa para o colégio cardinalício, está a ser relacionado com contas na Suíça onde estarão depositados milhões de euros. A cerimónia que o fará cardeal está marcada para hoje.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.