sicnot

Perfil

Mundo

Café em Viena cobra eletricidade a clientes que abusam a carregar dispositivos

© Heinz-Peter Bader / Reuters

Cansada de clientes com dispositivos ligados à eletricidade durante horas, a dona do café The Terrassencafe, Galina Pokorny, cobra agora 1 euro a quem o faça de forma abusiva.

"Sempre eletricidade, eletricidade, eletricidade. Desculpe, mas quem me vai pagar por isso?"

Uma carga durante 15 minutos ainda está bem. Mais do que isto já é cobrado no "The Terrassencafe" em Viena. A taxa também se aplica a computadores e tabletes e é multiplicada pelo número de dispositivos que estão a ser carregados.

"Eu giro um café, não um cibercafé. Isto está a ficar cada vez mais extremo. As pessoas vêm e pensam que é tudo acessível e livre... Você nem sequer abre os olhos de manhã de graça".

A Sra. Pokorny acredita que o seu espaço foi o primeiro a introduzir esta taxa na Áustria. Já começou o ano passado mas só veio a público esta semana quando um jornal contou a história do "bizarro projeto de lei" de um café que cobra eletricidade.

E enquanto alguns dizem que a taxa é justa, outros argumentam que o custo é muito alto.

© Steve Marcus / Reuters

A Sra. Pokorny está longe de ser a única cansada de clientes que consomem mais em internet e em eletricidade do que em café.

Alguns proprietários também se queixam do mau ambiente criado por profissionais absorvidos nos seus telefones, em vez de convívios entre amigos e familiares. Assim, para evitar que os seus espaços sejam utilizados como escritório, alguns já introduziram limites no uso de mesa e wi-fi restrito ou mesmo inexistente.

© Heinz-Peter Bader / Reuters

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.