sicnot

Perfil

Mundo

Fenómeno El Niño ameaça aumentar temperatura do planeta no final de 2017

Níveis do mar no Oceano Pacífico

ESA

O fenómeno El Niño poderá voltar a alterar os padrões climáticos do planeta no segundo semestre deste ano, alerta hoje a agência da ONU para o clima.

Os modelos climáticos observados pala Organização Meteorológica Mundial (WMO) apontam para 50% de probabilidade de se manterem as condições neutras, mas hipóteses de 35 a 40% de ocorrer o El Niño - que aumenta a temperatura - e apenas uma pequena possibilidade de La Niña - que produz um arrefecimento anómalo das águas do oceano Pacífico.

O El Niño é um fenómeno que ocorre periodicamente, com uma duração de alguns meses. O de 2016 provocou as mais altas temperaturas registadas no planeta desde que há registos climáticos.

Este fenómeno associado à queima dos combustíveis fósseis, que emite gases com efeito de estufa para a atmosfera, provoca o aumento da temperatura global do planeta.

Imagem satélite do El Niño em 2006

Imagem satélite do El Niño em 2006

NASA / Jet Propulsion Laboratory

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47