sicnot

Perfil

Mundo

Fenómeno El Niño ameaça aumentar temperatura do planeta no final de 2017

Níveis do mar no Oceano Pacífico

ESA

O fenómeno El Niño poderá voltar a alterar os padrões climáticos do planeta no segundo semestre deste ano, alerta hoje a agência da ONU para o clima.

Os modelos climáticos observados pala Organização Meteorológica Mundial (WMO) apontam para 50% de probabilidade de se manterem as condições neutras, mas hipóteses de 35 a 40% de ocorrer o El Niño - que aumenta a temperatura - e apenas uma pequena possibilidade de La Niña - que produz um arrefecimento anómalo das águas do oceano Pacífico.

O El Niño é um fenómeno que ocorre periodicamente, com uma duração de alguns meses. O de 2016 provocou as mais altas temperaturas registadas no planeta desde que há registos climáticos.

Este fenómeno associado à queima dos combustíveis fósseis, que emite gases com efeito de estufa para a atmosfera, provoca o aumento da temperatura global do planeta.

Imagem satélite do El Niño em 2006

Imagem satélite do El Niño em 2006

NASA / Jet Propulsion Laboratory

  • Aeroporto Cristiano Ronaldo? Nem todos os madeirenses estão de acordo
    2:21
  • Fatura da água a dobrar
    2:26

    Economia

    Desde o início do ano que a população de Celorico de Basto está a receber duas faturas da água para pagar. Tanto a Câmara como a Águas do Norte reclamam o direito a cobrar pelo serviço. Contactada pela SIC, a Entidade Reguladora esclarece que o município não pode emitir faturas e tem de devolver o dinheiro.