sicnot

Perfil

Mundo

Venezuela rejeita "intromissão" de Trump após pedido de libertação de dirigente da oposição

© Christian Veron / Reuters

A Venezuela rejeitou na quarta-feira a "intromissão" do Presidente dos Estados Unidos, após Donald Trump ter pedido a libertação "imediata" de Leopoldo López, dirigente da oposição venezuelana, preso desde 2014 e condenado a quase 14 anos de cadeia.

"A República Bolivariana da Venezuela rejeita a intromissão e agressão do Presidente dos Estados Unidos que pretende dar ordens na nossa Pátria", escreveu, na sua conta na rede social Twiiter, a ministra dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Delcy Rodríguez.

A chefe da diplomacia venezuelana considerou "lamentável" que supostos "lobbies" e "máfias" de Miami, "em cumplicidade com a oposição violenta venezuelana", tenham imposto ao Presidente dos Estados Unidos políticas contra a chamada revolução bolivariana.

"Enquanto o Presidente Nicolás Maduro propunha iniciar uma nova era de relações de respeito, Trump solidariza-se com o líder de atos violentos", disse Delcy Rodríguez, após qualificar Leopoldo López como "cabecilha de ações sangrentas e inscontitucionais".

Donald Trump recebeu na quarta-feira na Casa Branca Lilian Tintori, mulher de Leopoldo López, e pediu a libertação do dirigente da oposição, condenado a quase 14 anos de prisão depois de ter incitado à violência durante as manifestações de 2014 no país.

"A Venezuela deverá permitir que Leopoldo López, um prisioneiro político e marido de Lilian Tintori, saia da prisão imediatamente", afirmou Donald Trump, numa mensagem na rede social Twitter, acompanhada de uma fotografia sua com a mulher do dirigente da oposição venezuelana.

Leopoldo López é fundador da Vontade Popular, um dos partidos que se opõe ao Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.