sicnot

Perfil

Mundo

Jihadistas matam jihadistas na Síria

© Alaa Faqir / Reuters

Um grupo jihadista matou 41 combatentes do Fateh al-Cham (ex-ramo sírio da Al-Qaida) e de fações suas aliadas durante combates na província de Idleb, na Síria, indicou esta sexta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Segundo o OSDH, o grupo extremista Jund al-Aqsa executou na segunda-feira a tiro 41 dos seus adversários na localidade da Khan Cheikhoun, mas a sua morte só foi confirmada hoje.

Uma guerra de influência opõe há cinco dias os radicais do Jund al-Aqsa ao Fateh al-Cham e seus aliados na província de Idleb (noroeste), controlada por rebeldes e jihadistas.

Os combates causaram desde segunda-feira a morte de 125 pessoas, incluindo os 41 executados, e ilustram a batalha feroz entre os grupos pelo domínio numa província que escapa ao controlo do regime de Bashar al-Assad.

A guerra na Síria envolve atores sírios, regionais e internacionais, assim como grupos 'jihadistas', e já causou mais de 310.000 mortos, tendo obrigado mais de 10 milhões a abandonarem as suas casas desde 2011.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Governo promete melhorar condições de 26 mil famílias
    1:23

    País

    O ministro do Ambiente explicou esta terça-feira, no Parlamento, as novas medidas para a habitação: reduzir os impostos para arrendamentos longos, melhorar as condições de 26 mil famílias e introduzir o arrendamento vitalício para maiores de 65 anos. Este é um investimento que vai chegar aos 1700 milhões de euros.

  • Pato em excesso de velocidade faz disparar radar numa estrada suíça
    1:31
  • Peixe-galo e batatas rosti, qual o cardápio do encontro entre os líderes das Coreias?

    Mundo

    O menu do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, já foi dado a conhecer esta terça-feira. Através do site oficial do Governo, Seul anunciou um cardápio com vários pratos típicos da Península da Coreia, como dumplings ao vapor, arroz cultivado na Coreia, carne grelhada, salada fria com polvo, peixe-galo, batatas rosti e sopa fria.

    SIC

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17