sicnot

Perfil

Mundo

Jihadistas matam jihadistas na Síria

© Alaa Faqir / Reuters

Um grupo jihadista matou 41 combatentes do Fateh al-Cham (ex-ramo sírio da Al-Qaida) e de fações suas aliadas durante combates na província de Idleb, na Síria, indicou esta sexta-feira o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Segundo o OSDH, o grupo extremista Jund al-Aqsa executou na segunda-feira a tiro 41 dos seus adversários na localidade da Khan Cheikhoun, mas a sua morte só foi confirmada hoje.

Uma guerra de influência opõe há cinco dias os radicais do Jund al-Aqsa ao Fateh al-Cham e seus aliados na província de Idleb (noroeste), controlada por rebeldes e jihadistas.

Os combates causaram desde segunda-feira a morte de 125 pessoas, incluindo os 41 executados, e ilustram a batalha feroz entre os grupos pelo domínio numa província que escapa ao controlo do regime de Bashar al-Assad.

A guerra na Síria envolve atores sírios, regionais e internacionais, assim como grupos 'jihadistas', e já causou mais de 310.000 mortos, tendo obrigado mais de 10 milhões a abandonarem as suas casas desde 2011.

Lusa

  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41