sicnot

Perfil

Mundo

Jovem descobre avião da 2.ª Guerra Mundial na quinta da família

(Arquivo)

Bill Haber

Um jovem dinamarquês encontrou os restos de um Messerschmitt, um avião militar que terá caído na quinta da sua família durante a 2.ª Guerra Mundial. A descoberta partiu de uma "brincadeira" feita pelo seu pai.

De acordo com o The Telegraph, Klaus Kristiansen contou ao seu filho Daniel os rumores que corriam na família: um avião militar alemão foi levado para a quinta familiar, em Birkelse, em 1944. Quando o jovem de 14 anos recebeu um projecto na escola sobre a guerra, Klaus sugeriu na brincadeira que o filho fosse até à quinta para procurar pelo avião.

Equipado com um detector de metais, Daniel e o pai começaram a vasculhar os terrenos à volta da propriedade. A surpresa chegou quando o detector começou a apitar. Pai e filho escavaram o local, mas não conseguiram encontrar nada e decidiram recorrer a uma escavadora para os ajudar.

A partir dos três metros de profundidade, começaram a descobrir os restos do avião militar. Eventualmente, pai e filho conseguiram encontrar o motor do Messerschmitt Bf 109, balas das duas armas e até os restos mortais do seu piloto.

"Nós descobrimos o motor e, de repente, encontramos partes de ossos e da roupa do piloto", disse Klaus Kristiansen à BBC. "Encontramos também algumas coisas pessoas - livros, uma carteira com dinheiro, e algo que era uma pequena bíblia ou o livro Mein Kampf (de Adolf Hitler). Não verificamos nada, apenas colocamos as coisas dentro de sacos."

Após a descoberta, o agricultor contactou as autoridades para anunciar o que tinha encontrado. Klaus admitiu que o seu avó lhe contou sobre o avião alemão, que tinha caído na sua propriedade, mas nunca acreditou nele. "Devia o ter ouvido um pouco mais durante os tempos em que esteve vivo."

O terreno onde o avião caiu foi fechado e uma equipa de anti-bombas foi chamada ao local. Os especialistas esperam conseguir identificar o piloto. Se forem bem-sucedidos, será feito um funeral militar na Alemanha.

Durante a 2.ª Guerra Mundial, foram produzidos mais de 30,000 Messerschmitt Bf 109, formando o esqueleto na Força Aérea alemã.

  • O dia em que Marcelo apitou um jogo de futebol

    País

    Habituado a ajuizar os momentos de tensão entre Governo e oposição, Marcelo Rebelo de Sousa foi esta quarta-feira árbitro, literalmente. Tudo aconteceu num jogo de futebol entre crianças, durante a visita do Presidente da República a São Tomé e Príncipe.

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Débito direto: não deixe que lhe tirem centenas de euros da conta
    7:11
  • Mais de 300 mortos em bombardeamentos de Bashar a Ghouta
    3:08

    Mundo

    Nos últimos três dias morreram mais de 300 civis, incluindo crianças, em Ghouta Oriental, na Síria. Alemanha e França exigem uma trégua imediata para que sejam retirados os civis, e António Guterres pede um cessar fogo de um mês. Alertamos para a violência de algumas imagens.

  • Imprensa espanhola considera Rúben Semedo a pior contratação de sempre do Villarreal
    3:35

    Desporto

    Rúben Semedo vai esta quinta-feira ser ouvido por um juiz de instrução, que vai ditar as medidas de coação no caso em que o jogador é suspeito de roubo, agressões e posse ilegal de arma. O defesa português do Villarreal passa mais uma noite nas instalações da Guardia Civil, em Valência. Alguns media espanhóis chamam-lhe agora a pior contratação de sempre da história do clube.

    Enviados SIC

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Novos protestos na Florida contra a lei das armas
    2:12
  • Pigcasso, a porca pintora que tem uma galeria de arte

    Mundo

    O nome sugere o talento da artista que vive na Cidade do Cabo, na África do Sul. Pigcasso estava prestes a morrer, quando foi resgatada por uma ativista que a ajudou a enveredar pelo caminho da pintura. Desde pequena começou a pegar em pincéis e agora é o primeiro animal do mundo com uma galeria de arte, onde já lançou a sua primeira exposição intitulada 'Oink!'.