sicnot

Perfil

Mundo

Jovem descobre avião da 2.ª Guerra Mundial na quinta da família

(Arquivo)

Bill Haber

Um jovem dinamarquês encontrou os restos de um Messerschmitt, um avião militar que terá caído na quinta da sua família durante a 2.ª Guerra Mundial. A descoberta partiu de uma "brincadeira" feita pelo seu pai.

De acordo com o The Telegraph, Klaus Kristiansen contou ao seu filho Daniel os rumores que corriam na família: um avião militar alemão foi levado para a quinta familiar, em Birkelse, em 1944. Quando o jovem de 14 anos recebeu um projecto na escola sobre a guerra, Klaus sugeriu na brincadeira que o filho fosse até à quinta para procurar pelo avião.

Equipado com um detector de metais, Daniel e o pai começaram a vasculhar os terrenos à volta da propriedade. A surpresa chegou quando o detector começou a apitar. Pai e filho escavaram o local, mas não conseguiram encontrar nada e decidiram recorrer a uma escavadora para os ajudar.

A partir dos três metros de profundidade, começaram a descobrir os restos do avião militar. Eventualmente, pai e filho conseguiram encontrar o motor do Messerschmitt Bf 109, balas das duas armas e até os restos mortais do seu piloto.

"Nós descobrimos o motor e, de repente, encontramos partes de ossos e da roupa do piloto", disse Klaus Kristiansen à BBC. "Encontramos também algumas coisas pessoas - livros, uma carteira com dinheiro, e algo que era uma pequena bíblia ou o livro Mein Kampf (de Adolf Hitler). Não verificamos nada, apenas colocamos as coisas dentro de sacos."

Após a descoberta, o agricultor contactou as autoridades para anunciar o que tinha encontrado. Klaus admitiu que o seu avó lhe contou sobre o avião alemão, que tinha caído na sua propriedade, mas nunca acreditou nele. "Devia o ter ouvido um pouco mais durante os tempos em que esteve vivo."

O terreno onde o avião caiu foi fechado e uma equipa de anti-bombas foi chamada ao local. Os especialistas esperam conseguir identificar o piloto. Se forem bem-sucedidos, será feito um funeral militar na Alemanha.

Durante a 2.ª Guerra Mundial, foram produzidos mais de 30,000 Messerschmitt Bf 109, formando o esqueleto na Força Aérea alemã.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.