sicnot

Perfil

Mundo

Jovem descobre avião da 2.ª Guerra Mundial na quinta da família

(Arquivo)

Bill Haber

Um jovem dinamarquês encontrou os restos de um Messerschmitt, um avião militar que terá caído na quinta da sua família durante a 2.ª Guerra Mundial. A descoberta partiu de uma "brincadeira" feita pelo seu pai.

De acordo com o The Telegraph, Klaus Kristiansen contou ao seu filho Daniel os rumores que corriam na família: um avião militar alemão foi levado para a quinta familiar, em Birkelse, em 1944. Quando o jovem de 14 anos recebeu um projecto na escola sobre a guerra, Klaus sugeriu na brincadeira que o filho fosse até à quinta para procurar pelo avião.

Equipado com um detector de metais, Daniel e o pai começaram a vasculhar os terrenos à volta da propriedade. A surpresa chegou quando o detector começou a apitar. Pai e filho escavaram o local, mas não conseguiram encontrar nada e decidiram recorrer a uma escavadora para os ajudar.

A partir dos três metros de profundidade, começaram a descobrir os restos do avião militar. Eventualmente, pai e filho conseguiram encontrar o motor do Messerschmitt Bf 109, balas das duas armas e até os restos mortais do seu piloto.

"Nós descobrimos o motor e, de repente, encontramos partes de ossos e da roupa do piloto", disse Klaus Kristiansen à BBC. "Encontramos também algumas coisas pessoas - livros, uma carteira com dinheiro, e algo que era uma pequena bíblia ou o livro Mein Kampf (de Adolf Hitler). Não verificamos nada, apenas colocamos as coisas dentro de sacos."

Após a descoberta, o agricultor contactou as autoridades para anunciar o que tinha encontrado. Klaus admitiu que o seu avó lhe contou sobre o avião alemão, que tinha caído na sua propriedade, mas nunca acreditou nele. "Devia o ter ouvido um pouco mais durante os tempos em que esteve vivo."

O terreno onde o avião caiu foi fechado e uma equipa de anti-bombas foi chamada ao local. Os especialistas esperam conseguir identificar o piloto. Se forem bem-sucedidos, será feito um funeral militar na Alemanha.

Durante a 2.ª Guerra Mundial, foram produzidos mais de 30,000 Messerschmitt Bf 109, formando o esqueleto na Força Aérea alemã.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50

    País

    A água é um recurso essencial para todos os organismos vivos, comunidades e atividades económicas. Num país com situações de secas recorrentes, que tendem a ser agravadas pelas alterações climáticas, o que aprendemos com anteriores episódios de escassez de água? Como usar a água para que não falte no futuro? "Água Sob Pressão" foi o tema desta Grande Reportagem, de Carla Castelo (jornalista), Manuel Ferreira (Imagem), Gonçalo Freitas (Edição de imagem), Paulo Alves (Grafismo) e Isabel Mendonça (Produção), exibida na SIC em julho de 2012 (que também foi um ano de seca, ainda que menos grave do que a atual).

  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15