sicnot

Perfil

Mundo

Jovem descobre avião da 2.ª Guerra Mundial na quinta da família

(Arquivo)

Bill Haber

Um jovem dinamarquês encontrou os restos de um Messerschmitt, um avião militar que terá caído na quinta da sua família durante a 2.ª Guerra Mundial. A descoberta partiu de uma "brincadeira" feita pelo seu pai.

De acordo com o The Telegraph, Klaus Kristiansen contou ao seu filho Daniel os rumores que corriam na família: um avião militar alemão foi levado para a quinta familiar, em Birkelse, em 1944. Quando o jovem de 14 anos recebeu um projecto na escola sobre a guerra, Klaus sugeriu na brincadeira que o filho fosse até à quinta para procurar pelo avião.

Equipado com um detector de metais, Daniel e o pai começaram a vasculhar os terrenos à volta da propriedade. A surpresa chegou quando o detector começou a apitar. Pai e filho escavaram o local, mas não conseguiram encontrar nada e decidiram recorrer a uma escavadora para os ajudar.

A partir dos três metros de profundidade, começaram a descobrir os restos do avião militar. Eventualmente, pai e filho conseguiram encontrar o motor do Messerschmitt Bf 109, balas das duas armas e até os restos mortais do seu piloto.

"Nós descobrimos o motor e, de repente, encontramos partes de ossos e da roupa do piloto", disse Klaus Kristiansen à BBC. "Encontramos também algumas coisas pessoas - livros, uma carteira com dinheiro, e algo que era uma pequena bíblia ou o livro Mein Kampf (de Adolf Hitler). Não verificamos nada, apenas colocamos as coisas dentro de sacos."

Após a descoberta, o agricultor contactou as autoridades para anunciar o que tinha encontrado. Klaus admitiu que o seu avó lhe contou sobre o avião alemão, que tinha caído na sua propriedade, mas nunca acreditou nele. "Devia o ter ouvido um pouco mais durante os tempos em que esteve vivo."

O terreno onde o avião caiu foi fechado e uma equipa de anti-bombas foi chamada ao local. Os especialistas esperam conseguir identificar o piloto. Se forem bem-sucedidos, será feito um funeral militar na Alemanha.

Durante a 2.ª Guerra Mundial, foram produzidos mais de 30,000 Messerschmitt Bf 109, formando o esqueleto na Força Aérea alemã.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.