sicnot

Perfil

Mundo

Merkel elogia modelo da UE e pede "unidade na diversidade"

A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou esta sexta-feira que a União Europeia vai conseguir afirmar a sua "unidade na diversidade", antecipando a cimeira de Roma, a primeira sem o Reino Unido, depois do referendo que aprovou o Brexit.

"O lema é que estamos unidos, mas unidos na diversidade", disse a líder alemã sobre o objetivo da reunião, que assinala os 60 anos da organização, e que junta no dia 25 de março os chefes de Estado e de Governo dos 28 países da União Europeia.

Numa entrevista a vários órgãos de comunicação social no lançamento da reunião, Merkel disse que este lema "esteve sempre presente nas últimas seis décadas" e acrescentou, citada pela AFP:

"Nós queremos, e todos concordaram, enviar um sinal de unidade e de solidariedade".Merkel salientou ainda que a União Europeia é "um modelo de sucesso", apesar de todos os problemas que tem enfrentado.

Os líderes dos 27 países que vão participar na reunião devem apresentar uma declaração solene em Roma, assinalando a celebração dos 60 anos do Tratado fundador da que é hoje a União Europeia.

Lusa

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Polícia usa gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes contra cimeira do G7
    2:28

    Mundo

    A cimeira do G7 terminou este sábado com confrontos entre manifestantes e a polícia na ilha italiana da Sicília e sem o compromisso de Donald Trump sobre o Acordo de Paris para a redução de emissões de dióxido de carbono. O Presidente dos EUA fez saber na rede social Twitter que vai tomar a decisão final durante a próxima semana.