sicnot

Perfil

Mundo

Minista turca detida pelas autoridades holandesas

Minista turca detida pelas autoridades holandesas

A ministra turca da Família, Fatma Betul Sayan Kaya, foi impedida, a noite passada, de se deslocar ao consulado turco em Roterdão, na Holanda. Segundo meios de comunicação social, a ministra chegou a ser detida pelas autoridades holandesas para impedir que se dirigisse à multidão.

A ministra da Família estava na Alemanha, também para fazer campanha pelo referendo de 16 de abril junto dos imigrantes turcos. Decidiu tentar entrar de carro na Holanda quando soube que o ministro dos Negócios Estrangeiros tinha sido impedido de aterrar no país.

A caravana automóvel onde seguia foi bloqueada pela polícia holandesa e a ministra foi impedida de entrar no consulado.

A ministra ainda recusou ser escoltada até à fronteira com a Alemanha, afirmando que iria para a embaixada turca e que esta forma de atuar não estava de acordo com as normas internacionais.

Acabou por ser detida pela polícia e deportada, ou seja, escoltada até à Alemanha.

Fatma Betül Sayan Kaya confirmou através da rede social Twitter que estava a ser escoltada até à localidade de Nijmegen, perto da fronteira com a Alemanha, de uma forma que "espezinha todos os valores democráticos", e condenou a ação das autoridades holandesas "em nome de todos os cidadãos" turcos.

A ministra escreveu: "O mundo inteiro deve agir contra esta prática fascista. Um tratamento destes contra uma mulher ministra não pode ser aceite".

Horas antes, em imagens transmitidas nos 'media' holandeses, dezenas de polícias impediram a ministra Fatma Betül Sayan Kaya de se dirigir à rua de Roterdão onde está situado o consulado do seu país, após o presidente da câmara ter ordenado o bloqueio total a essa zona.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.