sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em deslizamento de terras na Etiópia sobe para 62

Mulugeta Ayene

O número de mortos num deslizamento de terras num enorme depósito de lixo nos subúrbios da capital da Etiópia subiu para 62, informou esta segunda-feira a cadeia estatal de televisão Fana.

Não é claro o que terá provocado o colapso de sábado à noite, mas os habitantes dizem que o depósito de lixo no local recomeçou há alguns meses, após protestos num aterro sanitário mais recente.

A maioria das vítimas são mulheres e crianças.

Os trabalhos de busca e resgate continuam esta segunda-feira no local, onde centenas de pessoas vasculham o lixo diariamente e onde muitas famílias vivem devido aos baixos preços das rendas.

O deslizamento de terras soterrou várias casas improvisadas e edifícios de cimento e 54 pessoas receberam até agora assistência médica, disse o responsável pelos serviços clínicos do hospital para onde os feridos foram levados.

O aterro tem sido um depósito para o lixo da capital desde há mais de 50 anos, com uma interrupção nos últimos anos.

Outros desmoronamentos mais pequenos ocorreram no local nos últimos anos, mas apenas duas ou três pessoas morreram então, disseram residentes.

O presidente da Câmara de Adis Abeba prometeu recolocar as pessoas que vivem no aterro, onde as autoridades dizem que são anualmente depositadas quase 300 mil toneladas de lixo recolhido na capital.

Um responsável da autarquia, Dagmawit Moges, disse à Fana que 300 pessoas fora recolocadas desde o colapso.

Lusa

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.