sicnot

Perfil

Mundo

Número de mortos em deslizamento de terras na Etiópia sobe para 62

Mulugeta Ayene

O número de mortos num deslizamento de terras num enorme depósito de lixo nos subúrbios da capital da Etiópia subiu para 62, informou esta segunda-feira a cadeia estatal de televisão Fana.

Não é claro o que terá provocado o colapso de sábado à noite, mas os habitantes dizem que o depósito de lixo no local recomeçou há alguns meses, após protestos num aterro sanitário mais recente.

A maioria das vítimas são mulheres e crianças.

Os trabalhos de busca e resgate continuam esta segunda-feira no local, onde centenas de pessoas vasculham o lixo diariamente e onde muitas famílias vivem devido aos baixos preços das rendas.

O deslizamento de terras soterrou várias casas improvisadas e edifícios de cimento e 54 pessoas receberam até agora assistência médica, disse o responsável pelos serviços clínicos do hospital para onde os feridos foram levados.

O aterro tem sido um depósito para o lixo da capital desde há mais de 50 anos, com uma interrupção nos últimos anos.

Outros desmoronamentos mais pequenos ocorreram no local nos últimos anos, mas apenas duas ou três pessoas morreram então, disseram residentes.

O presidente da Câmara de Adis Abeba prometeu recolocar as pessoas que vivem no aterro, onde as autoridades dizem que são anualmente depositadas quase 300 mil toneladas de lixo recolhido na capital.

Um responsável da autarquia, Dagmawit Moges, disse à Fana que 300 pessoas fora recolocadas desde o colapso.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.