sicnot

Perfil

Mundo

Merkel e Hollande restringem comícios turcos ao "estrito cumprimento da lei"

A chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente francês, François Hollande, consideraram que os comícios de políticos turcos nos seus dois países apenas poderão ser autorizados caso cumpram "de forma estrita" as leis em vigor, informou o executivo germânico.

Em comunicado, o Governo alemão informou que Merkel e Hollande abordaram numa conversa telefónica as atuais "tensões" entre Ancara e diversos países da União Europeia (UE). Os dois chefes de Governo também consideraram "inaceitáveis" as comparações com o nazismo e outras declarações "ofensivas das autoridades de Ancara".


Hollande transmitiu, aliás, a sua solidariedade à Alemanha e outros países que têm sido alvo de ataque do Governo turco, com destaque para a Holanda.


As posições de Merkel e Hollande surgem quando está a aumentar a tensão com as autoridades turcas e se aproxima o referendo agendado para 16 de abril para impor um regime presidencialista na Turquia.

Lusa

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras