sicnot

Perfil

Mundo

Merkel e Hollande restringem comícios turcos ao "estrito cumprimento da lei"

A chanceler alemã Angela Merkel e o Presidente francês, François Hollande, consideraram que os comícios de políticos turcos nos seus dois países apenas poderão ser autorizados caso cumpram "de forma estrita" as leis em vigor, informou o executivo germânico.

Em comunicado, o Governo alemão informou que Merkel e Hollande abordaram numa conversa telefónica as atuais "tensões" entre Ancara e diversos países da União Europeia (UE). Os dois chefes de Governo também consideraram "inaceitáveis" as comparações com o nazismo e outras declarações "ofensivas das autoridades de Ancara".


Hollande transmitiu, aliás, a sua solidariedade à Alemanha e outros países que têm sido alvo de ataque do Governo turco, com destaque para a Holanda.


As posições de Merkel e Hollande surgem quando está a aumentar a tensão com as autoridades turcas e se aproxima o referendo agendado para 16 de abril para impor um regime presidencialista na Turquia.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24