sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 30 mortos em ataque a barco com refugiados somalis no Iémen

© ABDULJABBAR ZEYAD / Reuters

Pelo menos 33 refugiados somalis, incluindo mulheres e crianças, foram mortos a tiro a bordo de uma embarcação no Mar Vermelho, disseram hoje responsáveis da cidade de Hodeida, no Iémen, que é controlada pelos rebeldes.

Os corpos de 33 refugiados foram levados para hospitais da cidade portuária, disse um responsável hospitalar, adiantando que também deram entrada 35 feridos.

Uma fonte portuária em Hodeida, controlada pelos rebeldes xiitas Huthi, confirmou o balanço de 33 mortos.

Segundo o porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Joel Millman, o número de mortos é de pelo menos 31 e 80 sobreviventes foram transportados para hospitais.

O ataque foi noticiado antes por uma agência noticiosa dos rebeldes iemenitas, que referiu que a embarcação com os refugiados se encontrava perto do estreito de Bab al-Mandab.

Num contacto com a imprensa em Genebra, Millman disse não poder confirmar informações de que o ataque, que teria acontecido na quinta-feira, tinha sido realizado por um helicóptero Apache.

"A nossa confirmação é que há dezenas de mortos e dezenas de sobreviventes levados para hospitais", referiu o porta-voz da OMI citado pela agência norte-americana Associated Press.

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Cuidados a ter na Black Friday
    1:43
  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29