sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 30 mortos em ataque a barco com refugiados somalis no Iémen

© ABDULJABBAR ZEYAD / Reuters

Pelo menos 33 refugiados somalis, incluindo mulheres e crianças, foram mortos a tiro a bordo de uma embarcação no Mar Vermelho, disseram hoje responsáveis da cidade de Hodeida, no Iémen, que é controlada pelos rebeldes.

Os corpos de 33 refugiados foram levados para hospitais da cidade portuária, disse um responsável hospitalar, adiantando que também deram entrada 35 feridos.

Uma fonte portuária em Hodeida, controlada pelos rebeldes xiitas Huthi, confirmou o balanço de 33 mortos.

Segundo o porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Joel Millman, o número de mortos é de pelo menos 31 e 80 sobreviventes foram transportados para hospitais.

O ataque foi noticiado antes por uma agência noticiosa dos rebeldes iemenitas, que referiu que a embarcação com os refugiados se encontrava perto do estreito de Bab al-Mandab.

Num contacto com a imprensa em Genebra, Millman disse não poder confirmar informações de que o ataque, que teria acontecido na quinta-feira, tinha sido realizado por um helicóptero Apache.

"A nossa confirmação é que há dezenas de mortos e dezenas de sobreviventes levados para hospitais", referiu o porta-voz da OMI citado pela agência norte-americana Associated Press.

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.