sicnot

Perfil

Mundo

Merkel, a "Senhora Hitler", em primeira página de jornal turco

Um jornal turco pró-governamental publicou hoje uma fotomontagem em que a chanceler alemã, Angela Merkel, surge de uniforme nazi e com um bigode à Hitler, com a legenda "Senhora Hitler".

A imagem, em que a chanceler empunha uma arma e tem uma cruz suástica no uniforme, ocupa grande parte da primeira página do jornal sensacionalista de direita Gunes ("Sol"), que escreve, em alemão: "#Frau Hitler" e chama Merkel de "tia feia".

A Turquia e a Europa têm estado envolvidas numa crise diplomática após a Holanda e a Alemanha terem impedido ministros turcos de fazerem comícios junto das comunidades turcas nos seus países a favor do 'sim' no referendo do próximo mês que visa ampliar os poderes do Presidente Recep Tayyip Erdogan.

Erdogan tem acusado repetidamente os países europeus de atuarem como os "nazis" e a União Europeia avisou Ancara para moderar a sua linguagem.

O seu comportamento tem motivado reações fortes da Europa, com a Merkel e o presidente francês, Francois Hollande, a concordarem, num telefonema na quinta-feira, que os comentários são "inaceitáveis".

Na primeira página, o jornal acusa Merkel de tentar ser líder de fascistas, criando um sentimento anti-Turquia usando a Áustria, a Holanda e a Bélgica "no quintal da Alemanha".

"A Alemanha, que tem os braços abertos para organizações terroristas... está a tentar instigar toda a Europa contra a Turquia", escreve o jornal.

A publicação surge dois dias depois de o jornal alemão Bild atacar Erdogan, acusando-o de "pôr em risco a estabilidade da Europa através do seu desejo de poder".

Com Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35