sicnot

Perfil

Mundo

Merkel, a "Senhora Hitler", em primeira página de jornal turco

Um jornal turco pró-governamental publicou hoje uma fotomontagem em que a chanceler alemã, Angela Merkel, surge de uniforme nazi e com um bigode à Hitler, com a legenda "Senhora Hitler".

A imagem, em que a chanceler empunha uma arma e tem uma cruz suástica no uniforme, ocupa grande parte da primeira página do jornal sensacionalista de direita Gunes ("Sol"), que escreve, em alemão: "#Frau Hitler" e chama Merkel de "tia feia".

A Turquia e a Europa têm estado envolvidas numa crise diplomática após a Holanda e a Alemanha terem impedido ministros turcos de fazerem comícios junto das comunidades turcas nos seus países a favor do 'sim' no referendo do próximo mês que visa ampliar os poderes do Presidente Recep Tayyip Erdogan.

Erdogan tem acusado repetidamente os países europeus de atuarem como os "nazis" e a União Europeia avisou Ancara para moderar a sua linguagem.

O seu comportamento tem motivado reações fortes da Europa, com a Merkel e o presidente francês, Francois Hollande, a concordarem, num telefonema na quinta-feira, que os comentários são "inaceitáveis".

Na primeira página, o jornal acusa Merkel de tentar ser líder de fascistas, criando um sentimento anti-Turquia usando a Áustria, a Holanda e a Bélgica "no quintal da Alemanha".

"A Alemanha, que tem os braços abertos para organizações terroristas... está a tentar instigar toda a Europa contra a Turquia", escreve o jornal.

A publicação surge dois dias depois de o jornal alemão Bild atacar Erdogan, acusando-o de "pôr em risco a estabilidade da Europa através do seu desejo de poder".

Com Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19