sicnot

Perfil

Mundo

Presidente da Turquia espera que parlamento aprove pena de morte

Kayhan Ozer

O presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan defendeu este sábado a aprovação pelo parlamento turco do restabelecimento da pena de morte no país após o referendo de 16 de abril sobre a reforma constitucional.

"As famílias dos mártires e dos heróis não se devem preocupar. Acho que o parlamento fará o necessário para aprovar a pena de morte depois de 16 de abril", disse o presidente da Turquia.

Se tal acontecer, Recep Tayyip Erdogan adiantou que aprovará o texto "sem hesitar".

Os turcos foram convocados para votar em 16 de abril uma reforma constitucional que instaura um sistema presidencial e reforça consideravelmente os poderes do Presidente Erdogan. Segundo as autoridades, esta reforma destina-se a assegurar a estabilidade do Estado, mas a oposição denuncia uma deriva autoritária.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.