sicnot

Perfil

Mundo

Trump teve uma "grande reunião" com Merkel (mas a Alemanha continua a dever dinheiro aos EUA)

© XXSTRINGERXX xxxxx / Reuters

Um dia depois de receber o chanceler alemã, o Presidente norte-americano Donald Trump escreveu no Twitter que a Alemanha deve enormes quantidades de dinheiro aos Estados Unidos e à NATO.

As declarações de Donald Trump surgem um depois do encontro com a chanceler alemã em Washington, do qual o Presidente garante que, "apesar do que possam ter ouvido das notícias falsas", teve uma "grande reunião":

Por "notícias falsas", talvez se esteja referir ao momento em que Trump aparentemente falha o protocolo e não apertou a mão a Angela Merkel.

Mas Donald Trump acrescenta que, ainda assim, "as vastas somas de dinheiro" que a Alemanha deve à NATO e aos EUA, em termos de defesa, "têm que ser pagas".

  • Encontro de Trump e Merkel marcado por evidentes divergências
    2:26

    Mundo

    Angela Merkel reuniu-se esta sexta-feira pela primeira vez com Donald Trump. Apesar do clima de cordialidade, na conferência de imprensa conjunta ficaram evidentes as divergências. O Presidente dos Estados Unidos da América ignorou o pedido para mais um aperto de mão à Chanceler da Alemanha. Os dois líderes abordaram questões de economia, cooperação da NATO e o combate ao terrorismo.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC