sicnot

Perfil

Mundo

Ministro de Israel ameaça destruir sistema de defesa aérea sírio

© POOL New / Reuters

O ministro da Defesa de Israel Avigdor Lieberman advertiu este domingo que a aviação israelita destruirá os sistemas de defesa aérea da Síria se o exército de Bashar al-Assad voltar a disparar mísseis contra aviões israelitas.

"A próxima vez que os sírios usarem os seus sistemas de defesa aérea contra os nossos aviões, vamos destruí-los sem a menor hesitação", disse à rádio pública.

Aviões israelitas que na sexta-feira participaram numa operação para intercetar uma suposta transferência de armas para as milícias do Hezbollah na Síria foram visados por um míssil sírio, míssil que foi no entanto intercetado. As Forças Armadas sírias anunciaram, após o incidente, ter abatido um avião israelita e atingido outro, o que é negado por Israel.

Israel e a Síria continuam oficialmente em guerra há décadas. As relações agravaram-se ainda mais com o apoio prestado ao regime sírio pelo movimento xiita libanês do Hezbollah e pelo Irão, dois dos maiores inimigos de Israel.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.