sicnot

Perfil

Mundo

Atentado bombista em Bagdad provoca pelo menos 23 mortos e 43 feridos

Um ataque suicida com carro armadilhado numa zona comercial do subúrbio de Amil, sudoeste de Bagdad, provocou esta segunda-feira pelo menos 23 mortos e 43 feridos, referiram fontes oficiais e hospitalares.

O atentado ainda não foi reivindicado, mas o Daesh tem sido responsável por diversos atentados bombistas ocorridos na capital do Iraque.

As fontes contactadas pela agência noticiosa Associated Press (AP) exprimiram-se sob anonimato, porque não estão autorizadas a fornecer informações. As forças iraquianas estão envolvidas desde outubro numa ofensiva contra o grupo islamita radical em Mossul, a segunda cidade do país.

Em janeiro, o governo de Bagdad declarou a zona leste de Mossul "totalmente libertada" e permanece envolvida em combates no oeste da cidade, mais densamente povoada.

As tropas iraquianas, apoiadas por forças especiais norte-americanas, estão perto da cidade velha de Mossul, onde se espera que ocorram os combates mais violentos. A Polícia federal militarizada disse que se encontrava, a cerca de 500 metros da mesquita al-Nuri, onde o líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, protagonizou uma rara aparição pública em julho de 2014 para anunciar um autoproclamado califado no Iraque e na Síria.

O grupo rebelde sunita tem registado uma série de derrotas no terreno desde meados de 2015, mas continua a desencadear ataques regulares em Bagdad e arredores.

Uma série de ataques bombistas atingiram a capital iraquiana desde o início da operação militar para retomar Mossul, num regresso do grupo às suas "raízes insurgentes" à medida que vai perdendo território.

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Morreu o artista plástico Júlio Pomar

    Cultura

    O artista plástico Júlio Pomar morreu hoje aos 92 anos no Hospital da Luz, em Lisboa, revelou à Lusa fonte familiar. Segundo a mesma fonte, o pintor morreu na sequência de problemas de saúde relacionados com a idade e com um internamento prolongado. Não há ainda informações sobre cerimónias fúnebres.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46