sicnot

Perfil

Mundo

FBI confirma inquérito sobre eventual ligação entre Rússia e Trump nas presidenciais

O diretor do FBI, James Comey, confirmou esta segunda-feira a existência de um inquérito sobre tentativas de ingerência russa na campanha presidencial norte-americana de 2016, e nomeadamente sobre uma possível "coordenação" entre a equipa de Donald Tump e Moscovo.

"Recebi a autorização do Departamento de Justiça para confirmar que o FBI, no quadro da nossa missão de contra-espionagem, está a investigar as tentativas do Governo russo de se imiscuir na eleição presidencial de 2016", declarou James Comey, numa audição na câmara dos Representantes do Parlamento norte-americano.


"Isso inclui investigações sobre a natureza de todas as ligações entre indivíduos ligados à equipa da campanha Trump e o Governo russo e para determinar se houve coordenação entre a campanha e os esforços russos", acrescentou o diretor do FBI.


Comey contradisse ainda o Presidente norte-americano, que há duas semanas acusou através da rede social Twitter a administração Barack Obama (anterior Presidente) de ter colocado a Trump Tower, em Nova Iorque, sob escutas durante a campanha.
"O Departamento não tem informações que apoiem esses 'tweets' ", declarou James Comey.


Donald Trump voltou hoje a utilizar o Twitter para classificar como "notícia falsa" a alegação segundo a qual teria trabalhado com a Rússia.


O antigo diretor nacional dos serviços de inteligência, "James Clapper, e outros afirmaram que não há provas de que o Presidente dos Estados Unidos tenha conluiado com a Rússia. Esta história é uma NOTÍCIA FALSA e toda a gente sabe isso", afirmou Donald Trump no Twitter.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57