sicnot

Perfil

Mundo

FBI confirma inquérito sobre eventual ligação entre Rússia e Trump nas presidenciais

O diretor do FBI, James Comey, confirmou esta segunda-feira a existência de um inquérito sobre tentativas de ingerência russa na campanha presidencial norte-americana de 2016, e nomeadamente sobre uma possível "coordenação" entre a equipa de Donald Tump e Moscovo.

"Recebi a autorização do Departamento de Justiça para confirmar que o FBI, no quadro da nossa missão de contra-espionagem, está a investigar as tentativas do Governo russo de se imiscuir na eleição presidencial de 2016", declarou James Comey, numa audição na câmara dos Representantes do Parlamento norte-americano.


"Isso inclui investigações sobre a natureza de todas as ligações entre indivíduos ligados à equipa da campanha Trump e o Governo russo e para determinar se houve coordenação entre a campanha e os esforços russos", acrescentou o diretor do FBI.


Comey contradisse ainda o Presidente norte-americano, que há duas semanas acusou através da rede social Twitter a administração Barack Obama (anterior Presidente) de ter colocado a Trump Tower, em Nova Iorque, sob escutas durante a campanha.
"O Departamento não tem informações que apoiem esses 'tweets' ", declarou James Comey.


Donald Trump voltou hoje a utilizar o Twitter para classificar como "notícia falsa" a alegação segundo a qual teria trabalhado com a Rússia.


O antigo diretor nacional dos serviços de inteligência, "James Clapper, e outros afirmaram que não há provas de que o Presidente dos Estados Unidos tenha conluiado com a Rússia. Esta história é uma NOTÍCIA FALSA e toda a gente sabe isso", afirmou Donald Trump no Twitter.

Lusa

  • Tragédia de Pedrógão Grande, seis meses depois

    País

    O incêndio que deflagrou há seis meses no concelho de Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas. Quarenta e sete das vítimas mortais seguiam em viaturas, no dia 17 de junho, e ficaram cercadas pelas chamas na EN (estrada nacional) 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos ou em acessos a esta via.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC