sicnot

Perfil

Mundo

Michel Temer garante que critérios de fiscalização da carne brasileira são "rigorosíssimos"

O Presidente do Brasil, Michel Temer, afirmou esta segunda-feira que o país tem critérios "rigorosíssimos" de inspeção sanitária e sublinhou que a fraude detetada na fiscalização da produção de carne envolveu um pequeno grupo de fiscais.

"O agronegócio no Brasil é importantíssimo e não pode ser comprometido por uma coisa menor", disse chefe de Estado.


Temer lembrou que, no ano passado, o Brasil realizou 853.000 embarques de carne para outros países e apenas 184 tiveram problemas, que, quando aconteceram, foi por "questões menores, em nenhum caso pela qualidade da carne".


Michel Temer também alegou que poucos funcionários do Ministério da Agricultura estão envolvidos no esquema de fraudes de inspeções sanitárias denunciado pela Polícia Federal na última sexta-feira.


Segundo o Presidente brasileiro, há mais de quatro mil fábricas de produção de carne no Brasil, e só três foram interditadas.
As declarações de Michel Temer aconteceram durante um discurso na Câmara Americana de Comércio (Amcham).


Na tarde do último domingo, as autoridades do Brasil já haviam anunciado uma operação para aumentar o rigor das fiscalizações das empresas produtoras de carne numa reunião com cerca de 40 representantes de países importadores de carne brasileira.


Na ocasião, Michel Temer disse que os problemas descobertos pela Operação Carne Fraca são pontuais e que a carne produzida e exportada no país é de qualidade. O Brasil comunicou também que vai acelerar o processo de auditoria nos estabelecimentos citados na investigação da Polícia Federal, 21 unidades no total.


"Três dessas unidades já foram suspensas e outras 21 serão imediatamente colocadas sob regime especial de fiscalização a ser conduzido por força tarefa específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)", concluiu o Governo brasileiro numa nota enviada à imprensa.

Lusa

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Morreu o artista plástico Júlio Pomar

    Cultura

    O artista plástico Júlio Pomar morreu hoje aos 92 anos no Hospital da Luz, em Lisboa, revelou à Lusa fonte familiar. Segundo a mesma fonte, o pintor morreu na sequência de problemas de saúde relacionados com a idade e com um internamento prolongado. Não há ainda informações sobre cerimónias fúnebres.

  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • Lembra-se dos olharapos da Expo'98? Estão de volta
    1:46