sicnot

Perfil

Mundo

Michel Temer garante que critérios de fiscalização da carne brasileira são "rigorosíssimos"

O Presidente do Brasil, Michel Temer, afirmou esta segunda-feira que o país tem critérios "rigorosíssimos" de inspeção sanitária e sublinhou que a fraude detetada na fiscalização da produção de carne envolveu um pequeno grupo de fiscais.

"O agronegócio no Brasil é importantíssimo e não pode ser comprometido por uma coisa menor", disse chefe de Estado.


Temer lembrou que, no ano passado, o Brasil realizou 853.000 embarques de carne para outros países e apenas 184 tiveram problemas, que, quando aconteceram, foi por "questões menores, em nenhum caso pela qualidade da carne".


Michel Temer também alegou que poucos funcionários do Ministério da Agricultura estão envolvidos no esquema de fraudes de inspeções sanitárias denunciado pela Polícia Federal na última sexta-feira.


Segundo o Presidente brasileiro, há mais de quatro mil fábricas de produção de carne no Brasil, e só três foram interditadas.
As declarações de Michel Temer aconteceram durante um discurso na Câmara Americana de Comércio (Amcham).


Na tarde do último domingo, as autoridades do Brasil já haviam anunciado uma operação para aumentar o rigor das fiscalizações das empresas produtoras de carne numa reunião com cerca de 40 representantes de países importadores de carne brasileira.


Na ocasião, Michel Temer disse que os problemas descobertos pela Operação Carne Fraca são pontuais e que a carne produzida e exportada no país é de qualidade. O Brasil comunicou também que vai acelerar o processo de auditoria nos estabelecimentos citados na investigação da Polícia Federal, 21 unidades no total.


"Três dessas unidades já foram suspensas e outras 21 serão imediatamente colocadas sob regime especial de fiscalização a ser conduzido por força tarefa específica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)", concluiu o Governo brasileiro numa nota enviada à imprensa.

Lusa

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC