sicnot

Perfil

Mundo

EUA impõem restrições a aparelhos eletrónicos em aviões provenientes de 10 aeroportos

© Carlo Allegri / Reuters

Os Estados Unidos estão a impor novas restrições ao uso de certos aparelhos eletrónicos em aviões provenientes de 10 aeroportos do Médio Oriente e Norte de África. A deliberação da Administração norte-americana surge na sequência de ameaças terroristas não especificadas. Tabletes, computadores e DVD portáteis, câmaras fotográficas e de vídeo, são exemplos dos aparelhos que passam a não ser permitidos na cabine, podendo ser transportados apenas no porão.

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos impôs novas regras aos passageiros oriundos da Jordânia, Egito, Turquia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Koweit, Marrocos e Qatar, relativas ao transporte de todos os aparelhos eletrónicos maiores que um telemóvel.

Os aeroportos afetados por esta medida hoje anunciada são os de Amã, Cairo, Cidade do Koweit , Doha, Dubai, Istambul, Adu Dhabi, Casablanca, Riade/ Jeddah (Aeroporto Internacional King Abdulaziz) e Arábia Saudita.

As companhias aéreas têm até sexta-feira para proceder ao cumprimento das novas medidas.

Fontes oficiais garantem que a medida nada tem a ver com as restrições impostas por Donald Trump à entrada nos EUA de pessoas provenientes de seis países de maioria muçulmana.

Um porta-voz do Departamento de Segurança Interna, citado pela agência Reuter, garantiu que a decisão "não visa determinados países, é baseada na avaliação dos serviços de informação que determinou quais os aeroportos afetados".

A Administração norte-americana anunciou ontem esta intenção, confirmada hoje, com base em ameaças terroristas que não especificou, que continuam a demonstrar o interesse em atingir aviões comerciais e centros de transporte, como os aeroportos.

  • Penélope Cruz diz que contos de fadas são muito machistas

    Cultura

    Penélope Cruz revelou recentemente o sentimento de descontentamento com os contos de fadas que, a seu ver, são muito machistas. A atriz de 43 anos confessou que lê as histórias aos filhos, Leonardo de sete anos e Luna de quatro, mas que opta por alterar sempre o final.

    SIC

  • Kurt Cobain homenageado no dia em que faria 51 anos

    Cultura

    No dia em que faria 51 anos, se estivesse vivo, Kurt Cobain foi homenageado pela viúva, Courtney Love, e a filha do casal, Frances Bean. Através de publicações no Instagram, mãe e filha lembraram o fundador, vocalista e guitarrista dos Nirvana, que vai ficar para sempre na história da música.

    SIC

  • Google Maps esconde mansão de Puigdemont na Bélgica

    Mundo

    Depois de fugir de Espanha, Carles Puigdemont refugiou-se na Bélgica para evitar uma possível extradição. O refúgio que encontrou foi uma mansão no município de Waterloo, por 4.400 euros ao mês. Agora, a pedido do ex-presidente do Governo da Catalunha, essa mesma mansão foi "apagada" do Google Maps.

    SIC

  • 50 empresas estão a recrutar na Universidade Católica
    1:46

    Economia

    A Universidade Católica de Lisboa reuniu 50 empresas nacionais e internacionais numa feira de emprego esta terça-feira e amanhã. As empresas procuram novos candidatos para os lugares que têm disponíveis nos departamentos de Economia, Finanças e Gestão.