sicnot

Perfil

Mundo

Ir de bicicleta para o trabalho reduz cancro e doenças cardíacas

Darren Staples

Um estudo realizado a 250 mil pessoas no Reino Unido, durante cinco anos, garante haver uma redução para metade do risco de cancro e doenças cardíacas em indivíduos que vão para o emprego de bicicleta.

Para além de analisar as pessoas que se deslocam de bicicleta para o trabalho, este estudo visou ainda os benefícios para quem ia a pé para o trabalho. Também neste caso conclui-se que existem mas benefícios em andar a pé que usar os transportes públicos ou o carro.

A 3.748 dos indivíduos estudados foi diagnosticado cancro, 1.110 tiveram problemas cardíacos e 2.430 morreram.

Durante o decorrer do estudo, comprovou-se que o ciclismo regular reduz o risco de morte por qualquer causa em 41%, a incidência do cancro em 45% e doença cardíaca em 46%.

Os ciclistas faziam uma média de 48 quilómetros por semana, mas a pesquisa concluiu que os benefícios para a saúde aumentam quanto maiores são as distâncias percorridas.

"Esta é realmente a prova viva de que se as pessoas forem para o trabalho de forma ativa, particularmente de bicicleta, estão em menor risco", disse Jason Gill, da Universidade de Glasgow, ao site da BBC.

O estudo, publicado no British Medical Jornal, concluiu ainda que não é possível determinar uma clara relação causa-efeito.

A investigação não analisou em detalhe a influência de outros fatores como o tabaco, a alimentação e o excesso de peso. Ficou, contudo, provado nesta pesquisa que andar de bicicleta é melhor para a saúde do que caminhar, pois o exercício praticado no ciclismo é mais intenso.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24