sicnot

Perfil

Mundo

Ir de bicicleta para o trabalho reduz cancro e doenças cardíacas

Darren Staples

Um estudo realizado a 250 mil pessoas no Reino Unido, durante cinco anos, garante haver uma redução para metade do risco de cancro e doenças cardíacas em indivíduos que vão para o emprego de bicicleta.

Para além de analisar as pessoas que se deslocam de bicicleta para o trabalho, este estudo visou ainda os benefícios para quem ia a pé para o trabalho. Também neste caso conclui-se que existem mas benefícios em andar a pé que usar os transportes públicos ou o carro.

A 3.748 dos indivíduos estudados foi diagnosticado cancro, 1.110 tiveram problemas cardíacos e 2.430 morreram.

Durante o decorrer do estudo, comprovou-se que o ciclismo regular reduz o risco de morte por qualquer causa em 41%, a incidência do cancro em 45% e doença cardíaca em 46%.

Os ciclistas faziam uma média de 48 quilómetros por semana, mas a pesquisa concluiu que os benefícios para a saúde aumentam quanto maiores são as distâncias percorridas.

"Esta é realmente a prova viva de que se as pessoas forem para o trabalho de forma ativa, particularmente de bicicleta, estão em menor risco", disse Jason Gill, da Universidade de Glasgow, ao site da BBC.

O estudo, publicado no British Medical Jornal, concluiu ainda que não é possível determinar uma clara relação causa-efeito.

A investigação não analisou em detalhe a influência de outros fatores como o tabaco, a alimentação e o excesso de peso. Ficou, contudo, provado nesta pesquisa que andar de bicicleta é melhor para a saúde do que caminhar, pois o exercício praticado no ciclismo é mais intenso.

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00