sicnot

Perfil

Mundo

Eleições regionais hoje no Reino Unido, um teste para as legislativas de junho

Hannah Mckay/ Reuters

O Reino Unido realiza hoje eleições locais, escrutínio que poderá ser um teste importante para os partidos britânicos a cerca de um mês das eleições legislativas antecipadas, agendadas para 08 de junho. Ao todo, vão a votos 4.851 cargos em 34 autarquias em Inglaterra, na totalidade das 32 autarquias escocesas e dos 22 municípios do país de Gales.

O partido Trabalhista é quem tem mais destes lugares em jogo, 1.535, contra 1.136 dos Conservadores, 484 dos Liberais Democratas, 438 do Partido Nacionalista Escocês, 170 do Plaid Cymru, o partido nacionalista escocês, 146 do UKIP e 34 do Partido Verde.Entre os candidatos desta eleição está Iolanda Banu Viegas, uma portuguesa que reside no país há cerca de 17 anos e que é conselheira das Comunidades Portuguesas e ativista antirracismo no País de Gales.

Em seis áreas de Inglaterra vão ainda ser eleitos pela primeira vez 'mayors' de autoridades locais conjuntas, com poderes sobretudo pelo desenvolvimento económico da região, mas também sobre os transportes e habitação.Há ainda 687 vereadores independentes (sem filiação partidária) e vereadores representantes de outros organismos e associações.

O partido Conservador, que tem vantagem nas sondagens a nível nacional, vai tentar traduzir esta popularidade em votos, enquanto os Liberais Democratas vão tentar recuperar alguns dos lugares que perderam há quatro anos, castigados por formarem coligação governamental com os 'tories'.

Na Escócia, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) detém a maioria dos lugares desde 2012, mas enquanto na altura o principal adversário era o partido Trabalhista, desta vez poderão ser os Conservadores.

No País de Gales, o partido Trabalhista conquistou a maioria dos lugares em 2012, mas este ano corre o risco de perder para os rivais, seja os nacionalistas do Plaid Cymru, o partido Conservador, Lib Dems ou UKIP.Nas regiões, se os Conservadores ganharem votos nas eleições locais escocesas devido à popularidade da líder Ruth Davidson, espera-se que essa tendência se traduza nas eleições legislativas, significando mais problemas para o 'Labour' e, potencialmente, para o Partido Nacionalista Escocês.

No País de Gales, o partido Trabalhista tem registado uma queda na popularidade e poderá perder lugares, não só para os Conservadores, como para os nacionalistas do Plaid Cymru ou para o UKIP.A votação decorre entre as 07:00 e as 22:00 locais (mesma hora em Portugal), devendo os resultados finais ser apurados durante a noite e no dia seguinte.

Lusa

  • Território nacional em seca severa e extrema

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) precisou esta sexta-feira que o território nacional está há seis meses em situação de seca severa e extrema, explicando que o valor médio de precipitação está "muito inferior ao normal".

  • "Não consigo dormir" quando o Sporting não ganha
    1:10

    Desporto

    Jorge Jesus é o convidado do Alta Definição deste sábado, na SIC. Veja aqui um excerto da entrevista do treinador do Sporting a Daniel Oliveira, onde Jesus revela que, depois de um mau resultado dos leões, não consegue dormir e chega mesmo a ligar para os adjuntos durante a madrugada.

  • Madjer irrita-se com pergunta de jornalista e sai em defesa de Mahrez
    0:41

    Desporto

    A vida de jornalista nem sempre é fácil. Às vezes, as perguntas irritam os entrevistados, como foi o caso de uma que envolveu o selecionador da Argélia e antiga estrela do FC Porto, Rabah Madjer. A questão até nem era para ele, mas Madjer decidiu responder pelo jogador, Riyad Mahrez, e não foi meigo com o jornalista.

  • Imprensa espanhola revela alegado mal-estar entre Ronaldo e Sérgio Ramos
    1:34

    Desporto

    A entrevista de Cristiano Ronaldo ao jornal francês L'Équipe está a ser tema de conversa um pouco por todo o mundo, mas em Espanha a imprensa prefere centrar atenções num suposto mal-estar entre o jogador português e o capitão de equipa, Sérgio Ramos. O treinador dos merengues, Zinédine Zidane, veio a público desmentir um mau relacionamento entre os dois.