sicnot

Perfil

Mundo

Eleições regionais hoje no Reino Unido, um teste para as legislativas de junho

Hannah Mckay/ Reuters

O Reino Unido realiza hoje eleições locais, escrutínio que poderá ser um teste importante para os partidos britânicos a cerca de um mês das eleições legislativas antecipadas, agendadas para 08 de junho. Ao todo, vão a votos 4.851 cargos em 34 autarquias em Inglaterra, na totalidade das 32 autarquias escocesas e dos 22 municípios do país de Gales.

O partido Trabalhista é quem tem mais destes lugares em jogo, 1.535, contra 1.136 dos Conservadores, 484 dos Liberais Democratas, 438 do Partido Nacionalista Escocês, 170 do Plaid Cymru, o partido nacionalista escocês, 146 do UKIP e 34 do Partido Verde.Entre os candidatos desta eleição está Iolanda Banu Viegas, uma portuguesa que reside no país há cerca de 17 anos e que é conselheira das Comunidades Portuguesas e ativista antirracismo no País de Gales.

Em seis áreas de Inglaterra vão ainda ser eleitos pela primeira vez 'mayors' de autoridades locais conjuntas, com poderes sobretudo pelo desenvolvimento económico da região, mas também sobre os transportes e habitação.Há ainda 687 vereadores independentes (sem filiação partidária) e vereadores representantes de outros organismos e associações.

O partido Conservador, que tem vantagem nas sondagens a nível nacional, vai tentar traduzir esta popularidade em votos, enquanto os Liberais Democratas vão tentar recuperar alguns dos lugares que perderam há quatro anos, castigados por formarem coligação governamental com os 'tories'.

Na Escócia, o Partido Nacionalista Escocês (SNP) detém a maioria dos lugares desde 2012, mas enquanto na altura o principal adversário era o partido Trabalhista, desta vez poderão ser os Conservadores.

No País de Gales, o partido Trabalhista conquistou a maioria dos lugares em 2012, mas este ano corre o risco de perder para os rivais, seja os nacionalistas do Plaid Cymru, o partido Conservador, Lib Dems ou UKIP.Nas regiões, se os Conservadores ganharem votos nas eleições locais escocesas devido à popularidade da líder Ruth Davidson, espera-se que essa tendência se traduza nas eleições legislativas, significando mais problemas para o 'Labour' e, potencialmente, para o Partido Nacionalista Escocês.

No País de Gales, o partido Trabalhista tem registado uma queda na popularidade e poderá perder lugares, não só para os Conservadores, como para os nacionalistas do Plaid Cymru ou para o UKIP.A votação decorre entre as 07:00 e as 22:00 locais (mesma hora em Portugal), devendo os resultados finais ser apurados durante a noite e no dia seguinte.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC