sicnot

Perfil

Mundo

Trump promete acabar com Obamacare após vitória na Câmara dos Representantes

Carlos Barria

O Presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu "acabar" com o Obamacare, prevendo uma "vitória incrível" após a reforma da lei sobre a saúde implementada pelo ex-Presidente Barack Obama ter sido aprovada esta quinta-feira na Câmara dos Representantes.

"Sabíamos que não iria funcionar, eu previ há muito tempo", disse Donald Trump numa conferência de imprensa nos jardins da Casa Branca.

"É claro que este é o fim do Obamacare, está morto" (...). Nós vamos encerrá-lo e vamos continuar a fazer muitas outras coisas", declarou Trump.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de maioria republicana, adotou hoje um texto de revogação e substituição da emblemática lei de Barack Obama sobre a saúde, o que constitui uma vitória para o atual Presidente, Donald Trump.

A adoção do diploma ocorreu após várias semanas de negociação na bancada republicana e duas tentativas falhadas para aprovar o texto.

Os deputados da câmara baixa do parlamento norte-americano aprovaram o projeto de lei por 217 votos contra 213, tendo todos os democratas e cerca de 20 republicanos votado 'Não'.

Trump ultrapassa assim o fracasso sofrido a 24 de março quando, por falta de consenso da maioria e apesar da intensa pressão, os republicanos viram-se forçados a retirar uma primeira versão do texto apenas algumas horas antes da votação.

A discussão sobre o diploma prossegue agora no Senado, a câmara alta do parlamento, onde o texto deverá ser fortemente alterado nas próximas semanas.

Lusa

  • Câmara dos Representantes aprova fim do Obamacare

    Mundo

    A Câmara dos Representantes norte-americana aprovou esta quinta-feira o desmantelamento de grande parte do Obamacare, o sistema de saúde instituído pela administração Obama, votando a favor da proposta republicana da administração Trump.

  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC