sicnot

Perfil

Mundo

Guterres "encorajado" por acordo sobre zonas seguras na Síria

JASON SZENES

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse na quinta-feira estar "encorajado" pelo acordo entre a Rússia, Irão e Turquia sobre o estabelecimento de áreas seguras na Síria destinadas a instaurar um cessar-fogo em algumas regiões do país.

"Será crucial ver este acordo melhorar realmente a vida dos sírios", disse o porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.

António Guterres "saudou igualmente o compromisso de acabar com o uso de todas as armas, particularmente os meios aéreos", e a promessa de prestar ajuda humanitárias às zonas afetadas, segundo o seu porta-voz.

"Este é um dia importante", disse antes o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em Astana, afirmando esperar progressos concretos para o estabelecimento dessas áreas nas duas semanas até à retoma das negociações de paz em Genebra.

Washington, que não é observador no processo diplomático sobre o conflito sírio, o qual decorre em Astana entre Moscovo, Teerão e Ancara, mostrou-se prudente na quinta-feira, emitindo um comunicado "a apoiar todos os esforços que possam verdadeiramente reduzir a violência na Síria".

A ONU estima que pelo menos 320.000 pessoas morreram e milhões foram obrigadas a fugir desde o início do conflito armado na Síria, em março de 2011.

Lusa

  • Proposta criação de 77 mil empregos através de uma descida da TSU
    1:23
  • Alertas de fogos e outras catástrofes por SMS

    País

    As operadoras de telecomunicações deverão começar já este ano a enviar mensagens de alerta em caso de catástrofes. O sistema de avisos à população deverá entrar em vigor ainda antes da época de incêndios

  • Os grandes desafios de Rui Rio, segundo Poiares Maduro
    7:43

    O ex-ministro de Pedro Passos Coelho, Miguel Poiares Maduro, falou com a SIC sobre o que reserva o futuro para o PSD e quais serão os principais desafios na área económica para a liderança de Rui Rio. O défice, a descentralização, o próximo Orçamento do Estado e a eventualidade de um bloco central foram alguns dos temas da conversa. Uma entrevista transmitida esta quarta-feira, no programa Negócios da Semana.

  • 296 mortos em 2 dias de bombardeamentos em Ghouta Oriental
    2:16
  • Tiroteio na Florida foi o 18.º registado em meio escolar nos EUA desde janeiro
    1:25
  • Quem é Elon Musk?
    9:42