sicnot

Perfil

Mundo

Guterres "encorajado" por acordo sobre zonas seguras na Síria

JASON SZENES

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse na quinta-feira estar "encorajado" pelo acordo entre a Rússia, Irão e Turquia sobre o estabelecimento de áreas seguras na Síria destinadas a instaurar um cessar-fogo em algumas regiões do país.

"Será crucial ver este acordo melhorar realmente a vida dos sírios", disse o porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric, em comunicado.

António Guterres "saudou igualmente o compromisso de acabar com o uso de todas as armas, particularmente os meios aéreos", e a promessa de prestar ajuda humanitárias às zonas afetadas, segundo o seu porta-voz.

"Este é um dia importante", disse antes o enviado da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, em Astana, afirmando esperar progressos concretos para o estabelecimento dessas áreas nas duas semanas até à retoma das negociações de paz em Genebra.

Washington, que não é observador no processo diplomático sobre o conflito sírio, o qual decorre em Astana entre Moscovo, Teerão e Ancara, mostrou-se prudente na quinta-feira, emitindo um comunicado "a apoiar todos os esforços que possam verdadeiramente reduzir a violência na Síria".

A ONU estima que pelo menos 320.000 pessoas morreram e milhões foram obrigadas a fugir desde o início do conflito armado na Síria, em março de 2011.

Lusa

  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.