sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 24 mortos no primeiro dia da criação de zonas seguras na Síria

(Arquivo)

Alaa Faqir

Pelo menos 24 pessoas morreram na Síria no sábado em combates entre o exército e fações rebeldes e islamitas na província de Hama, no primeiro dia de aplicação do acordo de zonas seguras, afirmaram este domingo ativistas.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, onze dos mortos eram de forças leais ao governo do Presidente Bashar al-Assad, enquanto treze pertenciam a fações que as combatem.

As tropas governamentais avançaram, apoiadas por artilharia e bombardeamentos, pela cidade de Al Zalaquiat, apesar do pacto mediado pela Rússia e Irão, que apoiam o governo e a Turquia, que está pela oposição.

O acordo previa a criação de quatro zonas seguras, em que parem os combates para melhorar a situação humanitária e tentar avançar para uma solução política.

As supostas zonas seguras são Idleb, no norte, partes do norte de Homs, no centro, a parte oriental de Guta, nos arredores da capital, Damasco e zonas do sul como Deraa.

Em todas estas regiões persistem grupos armados rebeldes islâmicos.

No acordo, que tem duração prevista de seis meses, estabelece-se que russos, iranianos e turcos "tomarão todas as medidas necessárias" para continuar a lutar contra os terroristas do Daesh e os islamitas da Frente Al Nusra, que agora se chama Organização de Libertação do Levante e se desvinculou da rede terrorista Al-Qaeda.

Lusa

  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC